Rosalia Messina Denaro, irmã do atual chefe da máfia siciliana, foi detida pelas autoridades italianas, que encontraram em sua casa várias folhas de papel com instruções do irmão para altos cargos da máfia.

Estes papéis, intitulados pizzini, têm como objetivo guardar informação sensível das operações da máfia, assim como memórias do próprio líder do crime siciliano, Matteo Messina Denaro.

Segundo as autoridades, citadas pelo The Guardian, Rosalia Denaro terá ajudado o irmão a escapar à justiça durante 30 anos, até à sua detenção a 16 de janeiro deste ano. Rosalia desempenhou ainda funções de contabilista da Cosa Nostra, ao mesmo tempo que controlava a circulação dos pizzini — permitindo, deste modo, que Matteo Denaro mantivesse o controlo dos restantes membros da máfia siciliana.

Uma escuta decisiva, a lista de pacientes com cancro e o sobrinho de Angelo. Como “O Padrinho” Denaro foi apanhado na Sicília

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de mensagens, algumas das folhas de papel continham informação relativamente ao estado de saúde do padrinho da máfia, detido numa clínica privada de tratamento para o cancro em Palermo. Escondidos na cavidade de uma cadeira em casa de Rosalia, alguns dos pizzini eram endereçados a elementos da Cosa Nostra com recurso a nomes de código, como Condor, Cherry (Cereja), Parmesan (Parmesão) e Apple (Maçã).

Rosalia Messina Denaro era uma pessoa com a absoluta confiança do chefe [da máfia]”, afirmou o juiz que ordenou a sua detenção em Castelvetrano, Alfredo Montalto. “Ela geria a rede de pizzini através da qual Matteo Denaro entregava as suas mensagens aos outros associados”.”

Matteo Messina Denaro tem duas condenações, à revelia, a prisão perpétua — uma pela morte de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, juízes conhecidos por combater a máfia, e outra pela sua ligação a ataques à bomba em Florença, Roma e Milão. Em fuga desde 1993 e agora com 60 anos de idade, Matteo Denaro é considerado o sucessor dos antigos líderes da Cosa Nostra.