Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) vão receber aumentos salariais em 2023 de 70 euros, nas remunerações mais baixas, divulgou esta sexta-feira o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

O acordo alcançado esta sexta-feira pelo STAL e Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal), constitui “um passo importante no reconhecimento profissional e no respeito pela dignificação dos trabalhadores”, frisou o sindicato em comunicado.

“Este acordo representa um primeiro passo no sentido de se garantir a devida e justa valorização dos trabalhadores do Grupo AdP, que viam — apesar de todo o seu empenho, dedicação e profissionalismo — o seu reconhecimento tardar e sistematicamente adiado”, destacou o STAL na nota de imprensa.

O STAL e a Fiequimetal destacaram, no entanto, que a valorização “continua a estar aquém do que os trabalhadores necessitam e reivindicam, neste período particularmente difícil”, sublinhando o “aumento brutal do custo de vida” e os lucros obtidos pelo grupo em 2021, de “mais de 83 milhões de euros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vencimento base mais baixo no Grupo AdP passará a ser de 830 euros, 9,2% acima da RMMG [Retribuição Mínima Mensal Garantida], a base da carreira para técnicos passará a ser de 944 euros e a base da carreira para técnicos superiores passará a ser de 1.320 euros, alinhada com a administração pública, frisou o sindicato.

O aumento salarial de 70 euros é para entre os escalões M7 (830 euros) e J2 (1.196 euros), enquanto entre os escalões J3 (1.217 euros) e F5 (2.600 euros) o aumento é de 52 euros e entre o F6 (2.645 euros) e A5 (5.908 euros) o aumento é de 2%, segundo a tabela divulgada pelo STAL na nota de imprensa.

“Ficou ainda acordada a valorização em um escalão dos técnicos operativos e técnicos até à posição K7 (inclusive) [1.150 euros], sempre que tenham uma antiguidade igual ou superior a 10 anos”, destacou ainda o sindicato, acrescentando que “a valorização que resulta da aplicação desta regra não tem efeito no âmbito da avaliação em vigor e respetivas valorizações remuneratórias, nomeadamente quantos aos pontos que cada trabalhador tenha para efeitos da sua próxima progressão”.

“Em breve serão realizados os processos de reclassificação ainda em falta em algumas empresas do Grupo AdP, com retroatividade a 1 de janeiro de 2022. Todos os outros aumentos terão retroatividade a 1 de janeiro de 2023”, destacou também.

O STAL explicou ainda que o processo de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) arranca em 5 de abril, com prioridade para as carreiras e tabela salarial, com base na proposta apresentada por estas estruturas sindicais.