Os Açores vão ter um “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima, entre as 18h00 desta segunda-feira e as 18h00 de quarta-feira, avisou esta segunda-feira a Marinha.

Em comunicado conjunto, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional adiantam que a ondulação terá “uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 13 segundos”.

São esperados ventos provenientes do quadrante Sudoeste, com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 120 quilómetros por hora”, indicam.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima e a população em geral “para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”, aconselhando ao reforço da amarração e a “uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda”, é outra das precauções a ter.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda que não se pratiquem atividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo Ocidental sob aviso amarelo a partir do final desta segunda-feira devido à previsão de agitação marítima.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) vai estar ativo no período entre as 18h00 desta segunda-feira e as 12h00 de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.