A startup portuguesa Coverflex comprou a EatsReady, uma plataforma italiana de vales refeição e “benefícios para colaboradores”. A tecnológica, que se descreve como uma “solução de compensação flexível que permite às empresas reduzir custos e maximizar os ganhos potenciais”, anuncia a aquisição mais de um mês depois do fecho de uma ronda de investimento de 15 milhões de euros — que tinha como um dos principais objetivos o lançamento no mercado italiano.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Coverflex afirma que a “EatsReady foi fundada em 2017 por Olivia Burgio e Micaela Illy e em 2022 gerou receitas brutas de 1,8 milhões de euros, em breakeven, num esforço encetado pelo CEO Nicola Faedi e pela restante equipa [composta por quatro funcionários], agora integrados” na tecnológica portuguesa. Questionada pelo Observador sobre o valor da aquisição, a Coverflex indica apenas que foi “totalmente feita em equity“, ou seja, com capital sem dívida, não adiantando mais detalhes do negócio.

Startup portuguesa Coverflex capta 15 milhões de euros para entrar no mercado italiano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É a aquisição da licença de operação da EatsReady que permite à Coverflex fazer parte do grupo de “10 empresas em Itália” que operam no mercado de vales refeição — buoni pasto. Ao longo deste ano, a tecnológica portuguesa vai “migrar todos os clientes” da empresa italiana para a sua plataforma. A EatsReady conta com “mais de 50 clientes empresariais ativos”, por exemplo, a Klarna, e “utiliza uma rede comercial ativa de mais de 2.000 restaurantes, cadeias de restaurantes, cadeias de supermercados e serviços de entrega online”, incluindo a Poke House.

Para Olivia Burgio, cofundadora da EatsReady e agora head of Mergers and Acquisitions & Integrations (responsável pela área de fusões e aquisições & integrações) na Coverflex, a compra “representa um avanço decisivo para a equipa e um importante ponto de viragem”.

Nos últimos anos, construímos uma plataforma sólida que representa um ponto de entrada estratégico para o desenvolvimento da Coverflex no mercado italiano. Como empreendedora, reconheço o potencial de unir esforços com uma equipa internacional e em rápido crescimento, juntando forças, competências, e conhecimento do mercado”, acrescenta Olivia Burgio, que é citada no comunicado.

Em Portugal, a plataforma da Coverflex — que permite às empresas conceber, consolidar e personalizar a sua oferta de compensação, juntando seguro de saúde, subsídio de alimentação, benefícios sociais e descontos na mesma solução — é utilizada “por mais de 70 mil colaboradores de cerca de 3.600 empresas” como Revolut, Santander ou La Redoute. No futuro, a startup portuguesa pretende continuar a “posicionar-se como uma solução self-service, inovadora e 100% digital para a gestão de benefícios, descontos, e vales refeição”.