Foi durante um passeio de helicóptero com selfies pelo meio que Elon Musk resolveu que a nova fábrica da Tesla se vai situar na região de Huasteca, no México. “Quero a fábrica aqui”, disse o multimilionário para o gerente de construção, que seguia ao seu lado a vários metros de altura. Quem o recorda é Samuel García, governador de Nuevo Léon, ao El País.

Elon Musk goza com funcionário em cadeira de rodas que o acusou de não ir à casa de banho sozinho, por ter medo de ser atacado

Na passada quarta-feira, Musk anunciou que será precisamente em Santa Catarina, no estado de Nuevo Léon, pertencente à região mexicana de Huasteca, que a Tesla vai construir a sua quinta fábrica, que se irá juntar às já existentes em Fremont, na Califórnia; Xangai, na China; Austin, no Texas; e Berlim, na Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta será a maior fábrica do mundo a produzir veículos elétricos, de acordo com oficiais mexicanos, citados pela Reuters, com um investimento previsto no valor de 5 mil milhões de dólares. O objetivo é que a Tesla tenha eventualmente capacidade para produzir 20 milhões de carros por ano. Em 2022, a produção situou-se nos 1,3 milhões de veículos.

Porquê o México? A explicação remonta ao final de 2021, quando o multimilionário fez uma chamada com urgência para o Marcelo Ebrard, ministro do Interior e dos Negócios Estrangeiros, a pedir que as 127 fábricas mexicanas que forneciam a Tesla — encerradas, na altura, por causa da pandemia — fossem reabertas.

SpaceX vai impedir que Starlink seja usada para controlar drones

Foi a partir desse contacto que o governo mexicano deu início ao desenvolvimento de uma proposta para a empresa, oficializada em fevereiro de 2022. “Levámo-los a cinco estados”, revela ao jornal espanhol Martha Delgado, subsecretária dos Assuntos Multilaterais da Secretaria dos Negócios Estrangeiros. “Eles tinham alguns critérios e condições muito específicas para o local e foram analisando cada um dos terrenos, visitaram pelo menos 50.”

O governador de Nuevo Léon teve o primeiro contacto com os executivos da Tesla numa visita ao Texas. A sua equipa de economia tinha uma forte vantagem: contactos com executivos da empresa que conseguiram facilitar o envio de informação económica e demográfica sobre o estado.

Num tweet partilhado a 2 de março, Samuel García escreveu: “O homem mais rico do mundo confiou em Nuevo Léon, México, para a sua nova fábrica gigante e para o seu veículo de próxima geração. O futuro é brilhante. Obrigada Elon Musk, obrigada Tesla.”

Héctor Tijerina, diretor da Invest Monterrey, afirmou ter ajudado o governo local com dados sobre o estado que poderiam despertar o interesse da Tesla. “Queriam conhecer as zonas industriais, o ecossistema de universidades, a média de custos de terrenos, os salários médios para diferentes tipos de postos, desde operários a diretores-gerais, dados económicos, demográficos e a qualidade de vida”, contou ao mesmo jornal.

Santa Catarina fica a cerca de 600 quilómetros entre Monterrey, a capital do estado, e Austin, no Texas, onde a empresa já tem uma fábrica, o que faz desta uma localização que “não pode ser igualada”. Além disso, aponta Tijerina, Nuevo Léon é um estado com paz laboral, produtividade, um ecossistema universitário atrativo. A poucos quilómetros de Santa Catarina fica San Pedro, o município com a maior qualidade de vida do estado.

A Tesla está a fechar as últimas licenças com o governo mexicano, sendo possível que comece a produzir os seus primeiros carros no México já no próximo ano. A construção da fábrica poderá ser iniciada ainda este mês, de acordo com declarações de García, citado pela Reuters.

Musk ataca ONU depois de Guterres apelar ao combate à desinformação na internet