A BBC não vai transmitir o sexto episódio da nova série de David Attenborough com receio de que os temas nele contido, a destruição da natureza, possa provocar retaliação vinda da Direita britânica, revelaram fontes na produção da série ao jornal inglês The Guardian. Segundo o mesmo jornal, criadores do programa acusam o canal estatal de ter cedido à pressão exercida por grupos de lobby conservadores, ligados à agricultura e à indústria de jogo.

Os cinco primeiros episódios de “Wild Isles” — que deverá ser a última produção filmada no local pelo naturalista inglês de 96 anos — dedica-se à fauna e flora do Reino Unido e da Irlanda e vai começar a ser transmitida este fim de semana, na BBC One.

Nova série documental sobre Reino Unido e Irlanda será provavelmente a última filmada por David Attenborough

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um alegado sexto episódio vai focar-se nas perdas da natureza no Reino Unido, apontando as causas para o seu declínio, dando também exemplos positivos. Este episódio ficará apenas disponível no serviço online BBC iPlayer. De acordo como The Telegraph, foi encomendado pela Wold Wildlife Fund (WWF) e pela RSPB, “duas associações previamente criticadas pelo lobbying político”.

Laura Howard, produtora do programa (que já trabalhou na Unidade de História Natural da BBC), rejeita um posicionamento político da série, indicando que todos os dados lá incluídos configuram factos, bem confirmados, acerca da perda de vida animal e natural. O episódio também inclui exemplos positivos de agricultura, destaca.

“Esses agricultores estão lá para mostrar que todas as quintas do país são capazes de contribuir e que é possível para uma quinta, em conjunto com a natureza, fazer lucros, produzir comida saudável e ainda assim gerir um negócio.”

Em comunicado, a BBC defende que o sexto episódio é um “filme separado” e nega qualquer tentativa de censurar o conteúdo: “Isto é totalmente incorreto. ‘Wild Isles’ é – e sempre foi – uma série de cinco partes e não foge de forma nenhuma do conteúdo ambientalista. Adquirimos um filme separado para o iPlayer à RSPB e WWF e Silverback Films sobre pessoas que trabalham para preservar e restaurar a biodiversidade das Ilhas Britânicas”.

Imigrantes ilegais que cheguem por mar vão ser impedidos de permanecer no Reino Unido

A notícia surge na mesma semana em que Gary Lineker, ex-futubolista britânico, foi afastado do “Match of the Day”, programa de comentário desportivo da BBC, por criticar no Twitter, a partir de uma série de publicações, a nova lei de imigração do Governo de Sunak, que pretende impedir os imigrantes que cheguem de barco ao Reino Unido a permanecer no país. Será votada para a semana. Lineker fica fora do programa até que se chegue a um acordo sobre a forma como utiliza as redes sociais.