A nova greve de 24 horas dos maquinistas da CP — Comboios de Portugal, que está em vigor até à meia-noite desta sexta-feira, levou à supressão de mais de metade dos comboios até às 10h00. Apenas foram realizadas as viagens previstas pelos serviços mínimos.

De acordo com os dados da CP a que o Observador teve acesso, da 00h00 até às 010h00 estavam programados 560 comboios e foram suprimidos 371. Neste período de tempo houve 189 comboios a circular (mais um do que o número de serviços mínimos previsto).

As ligações urbanas em Lisboa estão a ser as mais afetadas, sendo que não arrancaram quase 200 comboios até esta altura.

A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) surge como protesto contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, um número que a estrutura sindical considera “claramente inaceitável”.

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR