O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PSD pelas vítimas do acidente ferroviário na Grécia, em 28 de fevereiro, que provocou a morte de 57 pessoas.

Número de mortes do acidente ferroviário na Grécia sobe para 57

Os sociais-democratas recordam que o acidente resultou de “uma violenta colisão entre um comboio de passageiros e um outro de transporte de mercadorias, em Tempe, pequena localidade situada cerca de 300 quilómetros a norte de Atenas”, no que foi considerado o acidente mais grave da ferrovia grega.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Assembleia da República, reunida em plenário, expressa a sua mais profunda tristeza pelo acidente e manifesta, às famílias e ao povo grego, o seu mais sentido pesar pelas vítimas resultantes do choque ferroviário ocorrido em Tempe, ao mesmo tempo que deseja rápida recuperação a todos os feridos”, refere o texto.

A justiça grega abriu já processos-crime contra vários funcionários da rede ferroviária por alegadas responsabilidades no acidente, acusando-os de “perturbação da segurança dos transportes”, homicídio involuntário e ofensa à integridade física.

Numerosos protestos violentos têm sido realizados nos últimos dias na Grécia, nos quais os manifestantes acusam o Governo de não modernizar a rede ferroviária, apesar das advertências de especialistas e sindicatos sobre a falta de segurança.

Polícia e manifestantes confrontam-se em Atenas em relação com colisão de comboios

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, admitiu que a rede ferroviária tem falta de medidas de segurança e sistemas de controlo automatizados e pediu “um grande perdão” a todos os gregos.

O acidente e a consequente onda de indignação pública acontecem a poucas semanas da data marcada para as próximas eleições legislativas, a 9 de abril, embora as autoridades já tenham referido estarem a estudar o adiamento da votação para maio.