Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas, 13 das quais com gravidade, em consequência de um acidente em cadeia este sábado numa autoestrada a cerca de 25 quilómetros da Budapeste, capital da Hungria.

Dos cerca de 40 veículos envolvidos na colisão na via M1, a oeste de Budapeste, 19 incendiaram-se, adiantaram as autoridades policiais citadas pela agência Associated Press.

Em comunicado, a Direção Nacional de Proteção Civil avançou que os incêndios foram já extintos e que quatro helicópteros de resgate, bem como equipas de bombeiros de várias cidades próximas, chegaram ao local para tratar os feridos.

As autoridades interromperam o tráfego em ambos os sentidos da M1, enquanto as operações de remoção dos veículos acidentados e de limpeza continuarão nas próximas horas.

O porta-voz do serviço nacional de socorro, Pal Gyorfi, escusou-se a adiantar uma possível causa do acidente, mas a empresa que gere as autoestradas na Hungria admitiu que uma tempestade localizada de poeiras pode ter originado uma redução repentina de visibilidade na via.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR