“An Irish Goodbye”, “The Banshees of Inisherin”, “An Cailín Ciúin” — em inglês, “The Quiet Girl” — foram os filmes irlandeses indicados para a 95ª edição dos Óscares da Academia. Além das próprias películas, estavam ainda nomeados Paul Mescal ou Colin Farrell. Foram 14 indicações ao todo, naquela que podia ser uma noite de sorte para o povo irlandês. Os trevos não foram, contudo, tão eficazes desta vez e a ilha só conquistou dois prémios.

A grande desilusão da noite foi, porventura, o filme “The Banshees of Inisherin”. A longa-metragem foi indicada a nove categorias, entre elas a de Melhor Ator Principal, com Colin Farrell, Melhor Filme, Melhor Realizador (Martin McDonagh), Melhor Argumento Original, Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Condon) e Melhor Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson). Não venceu nenhuma das indicações.

A disputar o pódio de Melhor Filme Internacional esteve a longa-metragem “The Quiet Girl”, escrita e realizada por Colm Bairéad e que contou com Catherine Clinch no papel principal. A vitória, contudo, acabou por ir para “All Quiet on the Western Front”, o filme alemão que retrata a Segunda Grande Guerra.

Ainda assim, as boas notícias chegaram. “An Irish Goodbye”, uma curta da Irlanda do Norte, ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem em Live-Action. Foram receber a estatueta os argumentistas e realizadores Tom Berkeley e Ross White, acompanhados pelos atores James Martin e Séamus O´Hara — o primeiro, que fez ontem 31 anos e tem Síndrome de Down, teve direito a que toda a sala de espetáculos lhe cantasse os parabéns.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o realizador, Ross White, James é “o coração do filme”, explicou a RTÉ. “Apenas queríamos ter a certeza que ele tinha um momento extra especial por isso foi espetacular que toda a gente lhe tenha cantado os parabéns no Dolby Theatre.”

Além da curta-metragem, a Irlanda tem ainda que agradecer o filme “Avatar: o Caminho da Água”. Isto porque entre a equipa responsável pelos efeitos especiais do filme — e que levou para casa a estatueta precisamente nessa categoria — está o irlandês natural de Dublin Richard Baneham. O responsável pelos efeitos especiais tinha ganhado o prémio da mesma categoria pelo primeiro filme da saga “Avatar”.

Com ou sem estatuetas dos Óscares, a 95ª cerimónia poderia ter sido saboreada de uma forma mais otimista pelo povo irlandês, não fossem, como explica o The Guardian, as piadas ofensivas em relação aos profissionais irlandeses.

Cinco atores irlandeses estão nomeados esta noite, o que significa que as hipóteses de outra luta acabaram de subir”, afirmou o anfitrião, Jimmy Kimmel, referindo-se à bofetada que Will Smith deu ao humorista Chris Rock na edição anterior da cerimónia.

Ainda na cerimónia dos Óscares, Jimmy Kimmel pediu a Colin Farrell que explicasse o que é que a sua personagem dizia durante o filme “The Banshees of Inisherin”, uma piada em relação à suposta falta de clareza do sotaque irlandês.