O ganho médio mensal da população do Funchal é 6% superior ao do resto da Região Autónoma da Madeira, que é de 1.171 euros, indicou esta terça-feira a Câmara Municipal, referindo que 72% do volume de negócios é gerado no concelho.

“Estes indicadores contrariam a visão pessimista que alguns têm sobre a realidade regional”, afirmou o presidente da autarquia (PSD/CDS-PP), Pedro Calado.

O autarca falava na apresentação do Boletim Económico do Funchal, uma publicação que será atualizada e disponibilizada semestralmente em formato digital em funchal.pt, bem como no Balcão do Investidor e nas juntas de freguesia.

O documento resulta de um protocolo de cooperação estabelecido com a Secretaria Regional das Finanças, em 2022, e contém informações úteis com base nos dados recolhidos pela Direção Regional de Estatística da Madeira, nomeadamente indicadores nas áreas da demografia, emprego, habitação, construção, setor empresarial, turismo e análise monetária e financeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira edição destaca que 42% da população da Madeira reside no Funchal — 105.782 habitantes do total de 250.744 do arquipélago, de acordo com o Censos 2021 —, sublinhando também que o poder de compra no município é 15% superior ao nacional.

Por outro lado, 49% dos estabelecimentos comerciais da região situam-se neste município, onde 63% do total da população está empregada, gerando 72% do volume de negócios do arquipélago.

Os dados estatísticos indicam que em 49% dos prédios arrendados no Funchal é cobrada uma renda mensal entre 200 e 600 euros.

“Já eram conhecidas muitas estatísticas a nível nacional e regional, mas não conhecíamos estatísticas por freguesias e concelhos com este grau de especificidade sobre aquilo que se está a passar e que se materializa no trabalho que se tem vindo a fazer em conjunto com o Governo Regional [PSD/CDS-PP]”, disse Pedro Calado.

O autarca destacou, por outro lado, o facto de a informação estatística servir de apoio ao executivo municipal na tomada de decisões em diversos setores e também de auxiliar os empresários na análise de potenciais investimentos.