O primeiro telemóvel com câmara fotográfica foi lançado na viragem do século, em novembro de 2000, com uma resolução de 0,11 megapixels. A novidade foi celebrada por uns, mas encarada por muitos outros com grande desconfiança: afinal, a quem serviria o luxo de ter uma câmara num aparelho que servia, à época, para pouco mais do que fazer chamadas e trocar mensagens?

Mais de 20 anos volvidos, o luxo passou a ser a norma e hoje são raras as pessoas que passam sem a possibilidade de registar através do respetivo smartphone os momentos mais importantes da sua vida. A qualidade da câmara passou, inclusivamente, a ser um fator decisivo na escolha dos equipamentos.

Nesse sentido, a Xiaomi acaba de dar um passo gigante para se tornar a grande referência no segmento ao associar-se à Leica, a marca alemã responsável por algumas das câmaras fotográficas mais icónicas da história da fotografia, cuja qualidade é mundialmente reconhecida.

A nova linha de smartphones Xiaomi 13 Series foi desenvolvida em parceria com a Leica para oferecer uma experiência de fotografia profissional, que impressionou até Steve McCurry, autor de retratos históricos como o de Sharbat Gula, a rapariga afegã de olhos verdes, quiçá a mais célebre capa da revista National Geographic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 fotos

“É uma verdadeira mudança no setor”, disse McCurry, que também é utilizador e embaixador da Leica, a propósito da estreia internacional dos Xiaomi 13 Series, cujos equipamentos – Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro – vêm equipados com uma configuração de câmara tripla com lentes óticas Leica que cobrem uma enorme gama de distâncias focais. No caso do Pro, com sensores de 50 megapixels dedicados a cada uma das três lentes: uma ultra grande angular de 14mm, uma teleobjetiva de 75mm e uma lente grande angular de 23mm com um sensor de uma polegada, o maior alguma vez incorporado num smartphone.

O sistema de câmaras de ambos os smartphones proporcionam imagens riquíssimas, muito detalhadas, com contraste e texturas bem definidas, um elevado alcance dinâmico e uma impressionante capacidade de captura de luz, mesmo em condições de pouca luminosidade. A parceria entre a Xiaomi e a Leica conta também com novidades na experiência do utilizador, através da escolha dos estilos Leica Authentic Look ou Leica Vibrant Look, da escolha de filtros icónicos da Leica ou mesmo até do som do obturador idêntico ao das máquinas fotográficas da marca alemã. Uma experiência de fotografia sem precedentes num smartphone.

Todas estas características, bem como a tecnologia de focagem interna e a possibilidade de ajustar manualmente os parâmetros, colocam as capacidades fotográficas dos novos Xiaomi 13 ao nível das chamadas DSLR (digital single lens reflex), as câmaras de fotografia mais usadas a nível profissional. O Xiaomi 13 Pro é também compatível com os perfis de cor da Adobe, o que permite uma edição apurada das imagens através dos softwares de referência nesse campo, como o são o Photoshop e o Lightroom.

Esta experiência profissional estende-se também às capacidades de filmagem, com resolução 4K, estabilização Hyper OIS e modo de captura noturna Ultra Night.

Todas as restantes características destes equipamentos, dos processadores Snapdragon®️ 8 Gen 2 ao sistema de baterias de carregamento rápido e longa duração, passando pelas plataformas de conetividade e o ecrã, foram também melhoradas para os tornar mais completos e disponíveis smarpthones para todo o tipo de funções, profissionais ou de lazer. O resultado é, sem dúvida, impressionante e merece todo o tipo de sorrisos. Para a fotografia e não só.