Jon Holmes, o agente do ex-jogador de futebol e atual comentador desportivo Gary Lineker, afirmou que o antiga estrela do desporto rei acreditava ter um “acordo especial” com a BBC sobre tweets que tivessem que ver com refugiados.

Em sequência da controvérsia que envolveu um tweet de Gary Lineker a criticar a política de imigração de Sunak, o agente explicou ao The Telegraph que o seu cliente acreditava ter um acordo com Tim Davie, diretor-geral da BBC, o que lhe permitia publicar comentários sobre assuntos como a imigração.

O Gary Lineker tem um interesse apaixonado em questões de refugiados e imigração e, pensava ele, tinha um acordo especial com Tim Davie, o diretor-geral da BBC, que permitia escrever tweets sobre estes assuntos”, afirmou o agente.

A estação inglesa, contudo, não tinha a mesma visão sobre o acordo e convocou Jon Holmes para uma reunião para resolver o problema causado pelo tweet de Gary Lineker — que a BBC considerou como sendo uma violação das diretrizes de imparcialidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana passada, o comentador desportivo do Reino Unido foi afastado de Match of the Day, o maior programa desportivo do Reino Unido. Um porta-voz da BBC afirmou que o ex-jogador apenas regressaria ao programa depois de ser finalizado um acordo sobre a futura utilização de redes sociais por parte de Gary Lineker. Em solidariedade para com o comentador, outros colegas de painel no Match of the Day como Ian Wright e Alan Shearer anunciaram que não iriam marcar presença no programa.

A ministra-sombra da Cultura, Lucy Powell, fez também parte do leque de figuras que criticou a estação britânica. “Noto que os mesmos gritos por imparcialidade estiveram totalmente ausentes quando o presidente da BBC falhou em declarar os aspetos da sua amizade próxima com o então primeiro-ministro.”

Esta segunda-feira, contudo, Gary Linker chegou a acordo com a BBC, e irá voltar ao programa já no próximo sábado. “Gary é um valioso ativo da BBC e eu sei o quanto a BBC significa para o Gary, e estou ansioso por que ele apresente a nossa cobertura no próximo fim-de-semana”, afirmou Tim Davie em comunicado.

A estação britânica anunciou ainda que vai fazer uma revisão da política de utilização das redes sociais imposta aos seus colaboradores, especialmente em relação aos trabalhadores freelancers não afetos à atualidade informativa.