O ex-secretário regional da Madeira Sérgio Marques vai ser ouvido na segunda-feira, no parlamento madeirense, no âmbito da comissão de inquérito sobre alegados favorecimentos do executivo madeirense a grupos económicos, foi anunciado esta quinta-feira.

Madeira. Miguel Albuquerque diz que comissão sobre “obras inventadas” demonstrou a “impreparação abissal” do PS da Madeira

Em comunicado, a Assembleia Legislativa da Madeira indica que a audição de Sérgio Marques vai decorrer na segunda-feira no hemiciclo do parlamento regional, às 14h30.

Sérgio Marques denunciou, em declarações publicadas em 15 de janeiro no Diário de Notícias, “obras inventadas a partir de 2000“, quando Alberto João Jardim (PSD) era presidente do executivo madeirense, e grupos económicos que cresceram com o “dedo do Jardim”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sérgio Marques vai ser ouvido no parlamento da Madeira sobre favorecimentos a grupos económicos

O social-democrata, que fez também parte do primeiro governo de Miguel Albuquerque como secretário regional dos Assuntos Europeus e Parlamentares, entre 2015 e 2017, e à data das declarações era deputado do PSD à Assembleia da República pelo círculo da Madeira, afirmou ainda que foi afastado do cargo por influência de um grande grupo económico da região.

Estas declarações motivaram a constituição de uma comissão de inquérito, a pedido do PS, para investigar o “favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, pelo presidente do Governo Regional e secretários regionais e obras inventadas, em face da confissão do ex-secretário regional Sérgio Marques, em declarações ao Diário de Notícias, suscetível de configurar a prática de diversos crimes”.

Parlamento da Madeira vai constituir comissão de inquérito sobre alegadas “obras inventadas”

Os socialistas, com três deputados representados na comissão de inquérito, têm direito a escolher três personalidades para serem ouvidas, tendo optado por chamar ao parlamento insular os empresários Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa) e Avelino Farinha (Grupo AFÃ), bem como o presidente do Governo da Madeira, o social-democrata Miguel Albuquerque.

Durante as reuniões, PS e PCP apresentaram requerimentos para ouvir Sérgio Marques, autor das declarações que motivaram a constituição da comissão de inquérito, mas a maioria PSD/CDS-PP rejeitou.

PS/Madeira critica demora de Albuquerque a responder à comissão de inquérito

Na semana passada, o PCP indicou que tinha apresentado um requerimento para solicitar, de forma potestativa, a audição do ex-secretário regional.

Os empresários já foram ouvidos, tendo ambos negado qualquer pressão sobre o executivo madeirense, enquanto Miguel Albuquerque respondeu por escrito às 146 questões do PS e PCP, ao abrigo de uma prerrogativa a que tem direito.

O presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) rejeita que os empresários madeirenses Luís Miguel Sousa e Avelino Farinha tenham exercido qualquer pressão sobre o executivo e considera que os principais grupos económicos da região cresceram pelo seu “trabalho árduo”.