O PSD quer ouvir no parlamento a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) sobre “a escalada dos preços dos bens alimentares”.

Num requerimento divulgado esta sexta-feira, os sociais-democratas referem que, desde fevereiro de 2022, “os preços dos bens alimentares ao consumidor têm subido paulatinamente, em valores que superam largamente a inflação média verificada no país que foi de quase 9% no último ano, ultrapassando largamente os aumentos verificados nos salários e colocando um enorme problema à maioria das famílias portuguesas”.

“Muitas têm sido as causas apontadas desde a subida do preço da energia encarecimento das matérias-primas ou a disrupção das cadeias logísticas, ou fenómenos de especulação pura, ou até uma combinação de várias, havendo alguns indicadores num ou noutro sentido, mas sem que se tenha podido tirar uma conclusão definitiva ou sequer segura”, considera o PSD.

Para os sociais-democratas, “sem a compreensão absoluta dos factos que estão na origem de uma escalada de preços (…) não é possível contrariar os fatores que estão a montante desta indesejável situação nem agir adequada e eficientemente sobre eles”.

O PSD pretende que as audições que requereu decorram na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, em audição conjunta com a Comissão de Agricultura e da Alimentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR