O circuito de Nürburgring, especialmente o Anel Norte do reputado traçado alemão conhecido como o Inferno Verde, é a bitola onde todos os desportivos que se prezem medem forças, na ânsia de determinar qual o melhor, ao percorrer mais rapidamente a volta ao traçado com 20,6 km. Na BMW, o novo detentor do recorde é o M4 CSL.

O M4 CSL é um dos mais recentes desportivos da marca, mas está longe de ser o mais exuberante, sobretudo para um construtor que já produziu modelos como o saudoso M1. Com duas portas, mas quatro lugares e uma boa bagageira, o M4 é um coupé civilizado, mas esta versão CSL eleva a parada consideravelmente. O peso é reduzido – em cerca de 109 kg – à custa de materiais mais leves na carroçaria, uma vez que o experiente construtor alemão, com provas dadas em todo o tipo de competição, da F1 aos Sport Protótipos, passando pelos DTM e Campeonato de Turismos, sabe que o peso é o maior inimigo de um desportivo.

M4 CSL. Este é o BMW mais rápido (limitado a 1000 unidades)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além do menor peso, o M4 CSL usufrui ainda de uma versão do motor 3.0 com seis cilindros em linha que, uma vez soprado por um sistema twin-turbo, fornece 550 cv e 650 Nm de binário, valores muito interessantes para um desportivo que pesa 1625 kg. Daí que não espante que atinja uma velocidade máxima de 307 km/h e seja capaz de ir de 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos.

A BMW levou o M4 CSL ao Nürburgring para estabelecer uma volta rápida, destinada a bater as que já tinha fixado anteriormente, a começar pelos 7 minutos, 20,20 segundos. Desta vez, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R e a publicação Sport Auto, o cronómetro parou ao fim de 7.17,08. Veja a “volta-canhão” em baixo: