SoMos Restaurant & Lounge

Av. da Boavista 1466, 4100-114 Porto. Domingo, 19 de março. 32,5€ por pessoa (gratuito para menores de dois anos).

Para celebrar o dia do pai à mesa. O SoMos Restaurant & Lounge, no Crowne Plaza Porto, tem uma proposta pensada especificamente para marcar a data: um brunch com buffet que, numa uniam dos clássicos com opções mais improváveis, inclui desde panquecas, a enchidos, empadas, saladas ou sanduíches, mas também foccacia com presunto ou tramezzini de guacamole e vegetais. Na secção dos quentes, há sopa de peixe e camarão à pescador, as lascas de bacalhau gratinadas com puré de grão-de-bico, a lasanha vegetariana e a pizza artesanal. Para terminar, uma mesa de sobremesas.

O brunch inclui um buffet e tem o valor de 32,5€.

Lat.A

Armazém CP, Doca de Santo Amaro, 1350-353 Lisboa. De segunda a quinta-feira, do meio-dia às 15h30 e das 19 horas à meia-noite; sextas-feiras e sábados, até às 2 da manhã; domingos, do meio-dia à meia-noite. Tel.: 210 935 386

Para comer feijoada à brasileira: durante o mês de março, o Lat.a tem uma carta especial que une duas populares importações do Brasil para comer e beber — a feijoada e a caipirinha. O menu para duas pessoas inclui o famoso prato com carnes saborosas, arroz, farofa, feijão, bananafrita e laranja, acompanhado por um jarro de caipirinha, para ajudar a desembuchar. Fica por 49,50 euros para dois e está disponível de segunda-feira a domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Feijão, farofa, laranja, banana frita… Os clássicos estão todos lá

Feira Feita — Mercado de Arroios

Rua Ângela Pinto, 40D, 1900-221 Lisboa. Dias 18 e 19 de março (sábado e domingo), das 11 às 18 horas. Entrada livre

Para apoiar os artesãos de Lisboa: depois de passar para uma plataforma online durante a pandemia, a Feira Feita está finalmente de volta em carne e osso este fim de semana. Começou tudo no Mercado de Santa Clara mas, desta vez, o evento financiado pela Câmara Municipal de Lisboa instala-se no Mercado de Arroios, com mais bancas e mais ofícios. No sábado de manhã, as obras de dezenas de artesãos da Feira Feita, todos eles da área metropolitana de Lisboa, vão conviver com os frescos do dia dos feirantes habitués de Arroios. Serão mais de 60 bancas com joalharia, cestaria, cerâmica, estacionário e ilustrações, de projetos como a Lavandaria, SoSo e Joana Mota Capitão. A entrada é livre.

No sábado de manhã, os frescos do dia vão conviver com as obras dos artesãos

Art & Flea Market Anjos 70

Regueirão dos Anjos, 70 Lisboa. 18 e 19 de março, das 11h às 19h

Para uma segunda volta de mercados: é ao primeiro e terceiro fim de semana de cada mês que o Art & Flea Market do coletivo Anjos70 toma conta do número 70 do Regueirão dos Anjos. Com mais de 100 bancas, aqui encontra trabalho de artistas de diversas áreas, com artesanato e peças vintage. Desta vez, a zona da Taberna recebe, em paralelo, o Vegan Market, focado no estilo de que exclui a utilização de animais, seja na comida, seja no estilo de vida em geral.

Uma feira com peças vintage e que celebra as artes e ofícios.

Café Mortara

Rua Angelina Vidal, 13-25. 19 de março, a partir das 19h.

Para se deliciar com a verdadeira carbonara: e ao terceiro domingo do mês, é dia de celebrar a receita tipicamente italiana no Café Mortara — tudo feito de raiz e com o carinho, ingredientes fundamentais para um repasto como se quer. São Vitor e Letícia que vão partir os ovos, fatiar o guanciale, ralar o queijo, prometem no Instagram, utilizando as massas artesanais de assinatura deste projeto que vive na Rua Angelina Vidal, na Graça, e que está integrado no coletivo Coral. Fica, claro, a promessa de excluir as natas, fazendo jus à fórmula original. Reservas online.

A Casa Mortara fica na Graça e é um dos projetos inseridos no coletivo Coral.

Cella

R. Coelho da Rocha 72 Lisboa. Tel.: 963 819 871. Quinta-feira a sábado, das 18h às 22h. Domingo, das 11h às 15h.

Para desfrutar de uma muito feliz combinação: a partir de março, o Cella, projeto da chef Marcella Ghirelli, toma conta da Kitchenette Pop Up Café com uma carta própria de sanduíches e vinho. Conte com pastrami, com hambúrguer de Tempeh, com cheddar cebola e molho barbecue dourado ou, claro, o clássico cheeseburguer (disponível só até sábado, derreta-se aqui com todas as suas especificidades). Só aos domingos, há uma sanduíche de queijo e ovo. Uma residência a não perder — e, quem sabe, para desfrutar num dia de sol na bonita esplanada de Campo de Ourique. Conheça o menu completo.

O cheeseburger de Marcella Ghirelli está na Kitchenette Pop Up Store.

Aniversário Hot Clube

Avenida Calouste Gulbenkian, Praça de Espanha, 1070-024 Lisboa (Teatro da Comuna). Av. de Roma 14, 1000-143 Lisboa (Fórum Lisboa). De 17 a 19 de março. Das 15h às 02h. Entrada livre ou bilhetes à porta.

Para participar nas celebrações do Hot Club: é entre o Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa que o conceituado clube de jazz (que fechou portas em janeiro), festeja os seus 75 anos. Nesta espécie de festival de três dias, poderá assistir a sete concertos, que incluem o trio Lokomotiv, do contrabaixista Carlos Barretto, do guitarrista Mário Delgado e do baterista José Salgueiro; uma ‘jam session’ pelo trio do pianista Hugo Lobo, acompanhado do contrabaixista Romeu Tristão e do baterista Gabriel Moraes; a atuação dos Combos da Escola de Jazz Luiz Vilas-Boas; e ainda a apresentação de “Mingus Project”, homenagem a Charles Mingus, que junta em palco os contrabaixistas Zé Eduardo e Nelson Cascais e o pianista João Paulo Esteves da Silva. O dia que marca o aniversário do Hot Club, 19 de março, inclui um concerto da Orquestra e Sexteto do ‘Hot’, que vai juntar as duas principais formações residentes do clube, aqui a apresentar composições importantes que foram gravadas em 1948, ano da fundação. Toda a programação aqui.

Serão três dias de celebração, que marcam os 75 anos do clube, fundado em 1948.

Jameson Arraial St. Patrick’s

Armazéns Abel Pereira da Fonseca, Praça David Leandro da Silva, 1, 1950-131 Lisboa. Dia 17 de março (sexta-feira), a partir das 19 horas. Bilhetes a 30 euros

Para celebrar um feriado irlandês com sons portugueses: Dino D’Santiago, Branko, Best Youth, Shaka Lion e Wolf Manhattan são os nomes confirmados no Jameson Arraial St. Patrick’s, que chega esta sexta-feira aos Armazéns Abel Pereira da Fonseca, em Marvila. Esta é a 6.ª edição daquela a que a Jameson chama de “Festa dos Jamigos” que, além dos concertos, promete vários momentos de animação. Os três primeiros lotes dos bilhetes já estão esgotados. Começaram nos 18 euros, mas agora já só vai encontrá-los à venda por 30 euros, com direito a um cocktail Jameson Black Barrel, um Jameson Orange e uma água. É certo que a bebida está garantida, mas nada tema: o bilhete também inclui um brioche de pernil assado ou uma opção vegan.

O arraial começa pelas 19 horas e vai estender-se noite fora

Descarado

Doca de Santo Amaro, Armazém 8, 1350-353 Lisboa. Tel.: 213 970 109. Terças e quartas, do meio-dia à 1 da manhã; de quinta-feira a sábado, até às 2 da manhã; domingos, até às 18 horas.

Para provar o novo nasi goreng de atum: o Descarado acrescentou à carta novos pratos e sobremesas imaginados pelo chef Sandro Farinho, mas também menus executivos e de grupo aos almoços e jantares. Entre as novidades para dar início ao repasto, destacam-se a salada caesar de salmão, o polvo crocante com aioli e as asas de frango com sweet chili. Seguem-se, entre os pratos principais, a introdução do nasi goreng de atum ou legumes, o brás de bacalhau e a barriga de leitão confitada. Para fechar tudo, entram na carta de sobremesas o créme brulée de manjericão com gel de morango e a tábua de queijos. Já entre os novos menus, temos o executivo (17,50 euros), que inclui couvert, prato principal,
bebida e café; e o de grupo (30 euros), com petiscos, pratos de carne ou peixe, que podem ser idealizados de acordo com as vontades dos clientes.

Além dos novos pratos, o restaurante nas Docas tem agora menus executivos e de grupo

Monte Mar Lagos

Sítio da Ponta da Piedade, Lagos. Tel.: 968216725. De terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h. Domingo, das 12h às 16h.

Para uma escapadinha de primavera antecipada: a sul, já se fazem estreias. O restaurante Monte Mar acaba de chegar ao Algarve, fixando-se na Ponta da Piedade, em Lagos. O novo espaço segue o mesmo conceito dos antecessores em Lisboa e Cascais, focando-se no peixe e marisco frescos, incluindo na carta sugestões como filetes de pescada com arroz de berbigão ou cataplana de marisco. Com capacidade para 150 pessoas, oferece vista panorâmica sobre o Atlântico, tendo ainda um rooftop com jardim.

O restaurante tem 150 lugares com e inclui um rooftop com vista para o mar.

AL SUD Palmares

Campo de Golfe de Palmares, Odiáxere, 8600-250 Lagos. Aberto de quarta-feira a sábado. Reservas: 282 790 508

Para conhecer o menu de 10 momentos: o restaurante de fine dining do resort Palmares Ocean Living & Golf reabriu com uma carta renovada e um menu de 10 momentos pensado pelos chefs Louis Anjos e Ricardo Luz. É “uma viagem gastronómica” pelo que “de melhor o Algarve tem para nos oferecer”, como explica o primeiro na nota de imprensa. Esta nova experiência gastronómica inclui carne, peixe, marisco e legumes locais e nacionais, em pratos como as gambas da costa com ouriço do mar, flor de laranjeira e codium; e o pato com foie gras e arroz carolino do Vale do Sado e laranja. Fica a 160 euros por pessoa e pode ser acompanhado por um complemento de vinhos (95 euros).

A partir de 4 de abril, o restaurante passa a abrir também às terças