Nada como manter a casa limpa. Varrer, aspirar, arejar. Todos os métodos são válidos para este Benfica tratar da melhor maneira do seu lar. Com a vitória por 5-1, os encarnados mantêm o Estádio da Luz como o local em que parece que não é preciso jogar para se saber que, como cantam os adeptos, “o Benfica ganhou”. Mal puseram os pés na relva, os jogadores do Vitória SC entenderam que as regras são para cumprir e que deviam ter-se descalçado à porta. O castigo foi pesado.

Moreno tinha avisado para as goleadas que o Benfica aplicava aos adversários quando jogava em casa, sabendo que corria o risco de sofrer com o mesmo. “Olhamos para o jogo com a ideia de fazer algo diferente. À exceção do Paris Saint-Germain e do Sporting, todas as outras equipas não conseguiram pontos na Luz. É difícil, mas vamos com a convicção de que é possível pontuar. Teremos de estar no limite de tudo: da concentração, do foco, da coragem e da entreajuda”, alertou o técnico da equipa invicta no mês de fevereiro. “Vamos para o Estádio da Luz para competir, com responsabilidade por causa do clube que representamos”.

Roger Schmidt admitiu que Rafa não estava no máximo das suas capacidades, mas que ia a jogo. “O Rafa treinou, mas ainda não está a 100 %. Teve uma gripe forte, esteve uns dias de fora, mas fará parte da equipa”, revelou antes do encontro. Por força da ausência de Aursnes (suspenso por ter completado uma série de cartões amarelos) e para fazer frente ao adversário com quem os encarnados perderam os primeiros pontos esta temporada quando foram a Guimarães empatar a zero, o treinador alemão lançou o português no onze inicial.

Rafa foi tema no Benfica, mas também no momento em que o selecionador nacional, Roberto Martínez anunciou a convocatória da seleção. O atacante renunciou à seleção e debateu-se se, com a chegada do novo treinador, podia regressar, o que acabou por não acontecer. “O Rafa Silva é um jogador fantástico. Tentei falar com ele, mas o Rafa acredita que o seu tempo na seleção está fechado. Temos de respeitar essa opinião de um jogador com muita experiência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Benfica cedeu à seleção portuguesa António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos. Na opinião de Roger Schmidt, o momento de Florentino era merecedor da chamada. “O Florentino está muito bem. Ainda é jovem. Se continuar a jogar a este nível, vai ganhar experiência, desenvolver-se e será uma opção para o selecionador”, comentou lembrando também que Grimaldo podia ter sido opção para a equipa espanhola. “Houve outras decisões como a de Grimaldo. Temos alguns jogadores que também deveriam ser chamados às seleções, mas temos de respeitar as decisões dos selecionadores. Têm muitas opções diferentes e têm de encontrar a melhor abordagem e equilíbrio para a seleção”. Ao nível dos sub-21, o Vitória SC colocou Dani Silva, André Amaro e o guarda-redes Celton Biai. Foi este último que teve uma noite pior na Luz.

Ficha de Jogo

Mostrar Esconder

Benfica-Vitória SC, 5-1

25.ª jornada da Primeira Liga

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal)

Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah (Gilberto, 83′), Otamendi (Morato, 75′), António Silva, Grimaldo, Florentino (João Neves, 75′), Chiquinho, David Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos (Musa, 75′)

Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Lucas Veríssimo, Schjelderup e Tengstedt

Treinador: Roger Schmidt

Vitória SC: Celton Biai, Maga (Bruno Gaspar, 85′), André Amaro, Villanueva, Afonso Freitas, Dani Silva, André André, Tiago Silva (Handel, 77′), Jota Silva (Safira, 59′), Nélson da Luz e André Silva

Suplentes não utilizados: Rafa, Ogawa, Tounkara, Matheus Índio e Anderson Silva

Treinador: Moreno

Golos: Gonçalo Ramos (13′), João Mário (28′ e 36′), Dani Silva (na própria baliza, 69′), André Silva (79′) e António Silva (89′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a André Amaro (26′), André André (43′), Gonçalo Ramos (65′) e Safira (87′)

Celton Biai, que rendeu o lesionado Bruno Varela, deve ter sofrido de cansaço ao ir buscar as bolas ao fundo das redes. As três primeiras vezes foram na primeira parte. Na primeira parte, o Benfica foi imperial a impor o seu futebol. Ao intervalo, os encarnados já ganhavam 3-0. Gonçalo Ramos (13′), João Mário (28′ e 36′) começavam a desenhar a goleada.

Na segunda parte, nem os colegas de equipa colaboraram com o guarda-redes do Vitória SC. Apesar dos conquistadores terem mais bola, concedida estrategicamente pelo Benfica, as águias saíram rápido para o contra-ataque. Os defesa vitorianos tentavam recuperar, mas atrapalharam-se entre si, acabando Dani Silva por introduzir a bola na própria baliza (69′). André Silva (79′) conseguiu reduzir para o Vitória SC. Para azar dos minhotos, António Silva (89′) ainda conseguiu mais um golo. No final do encontro, Roger Schmidt estreou o jovem italiano Cher Ndour.