Em atualização

O empresário Rui Nabeiro, que morreu este domingo aos 91 anos, está a ser recordado por várias personalidades como um exemplo para os empresários portugueses, uma referência que se distinguia por uma forma mais humana de estar nos negócios e pela capacidade que teve de fazer crescer uma grande empresa a partir do interior do país, nunca esquecendo a sua terra-natal.

Morreu o empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés. Tinha 91 anos

Marcelo: Rui Nabeiro foi um “precursor” e uma “inspiração para todos”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu à morte de Rui Nabeiro com uma mensagem publicada na página da Presidência. Nessa mensagem, Marcelo “lamenta a morte do empresário Rui Nabeiro e apresenta à família as mais sentidas condolências”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ainda ontem [este sábado], ao fim da tarde, o Presidente da República teve a oportunidade de o visitar no hospital”, lê-se na nota.

“Rui Nabeiro foi um precursor, construiu uma marca global, como há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e onde deixa um generoso legado”, diz ainda o chefe de Estado.

“Num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu”, termina a nota.

António Costa destaca “exemplo de cidadania e humildade”

O primeiro-ministro português, António Costa, publicou uma mensagem de homenagem a Rui Nabeiro no Twitter, acompanhada de várias fotografias a preto e branco onde surgem os dois.

“O legado do Comendador Rui Nabeiro ultrapassa largamente o papel de empresário exemplar, dentro e fora do país. O seu percurso foi inspirador, pela força, energia e sempre o sonho de fazer acontecer”, escreveu Costa.

“Um exemplo de cidadania e humildade. De responsabilidade social e de paixão pela sua terra. Uma vida em prol da comunidade. Os meus sentimentos à família, amigos e a todos os campomaiorenses”, acrescentou.

Ministro da Economia lembra pioneiro da responsabilidade social

O ministro da Economia considerou que o desaparecimento de Rui Nabeiro marca uma “enorme perda”, destacando a visão estratégia do empresário e a importância que deu à responsabilidade social muito antes de esta entrar no debate.

“Hoje é um dia muito triste para Portugal. O desaparecimento de Rui Nabeiro marca uma perda enorme para o país. É um exemplo de um empresário que desenvolveu uma visão estratégica, que foi capaz de criar riqueza, de disseminar a sua empresa pelos quatro cantos do mundo”, disse à Lusa o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

O governante destacou ainda que Rui Nabeiro “teve a assunção da responsabilidade social”, muito antes de esta se tornar um “mantra dos debates atuais”, com a ligação “profunda não só aos colaboradores, mas também a toda a comunidade envolvente”.

Classificando a trajetória do empresário de “extraordinária”, Costa Silva afirmou que se o país tivesse mais homens como Rui Nabeiro, “talvez a economia portuguesa hoje fosse diferente e mais avançada”.

O ministro deixou ainda os seus pêsames à família, defendendo que todos devem lutar para que o “legado extraordinário continue a desenvolver e a prosperar” e manifestando-se convicto de que “nas mãos da sua família isso vai acontecer”.

A marca que criou no País é “uma das mais reconhecidas”, sublinha ministro da Administração Interna

O ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, também destacou no Twitter o “espírito genialmente empreendedor e inovador” que deixou Rui Nabeiro: “Partiu hoje o Comendador Rui Nabeiro. (…) À família e aos amigos, os meus mais profundos sentimentos”.

Em declarações aos jornalistas, José Luis Carneiro acrescentou ainda que Nabeiro foi o “exemplo de um percurso de vida notável de alguém que de menino conseguiu começar uma marca”.

E sublinhou que essa “marca que criou no País é uma das mais reconhecidas em termos internacionais”.

Ministro da Saúde lembra “empresário genial” e “cidadão exemplar”

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, lembrou Rui Nabeiro como um “empresário genial”, um “cidadão exemplar” e um “utilizador do Hospital de Elvas e doador de múltiplos e importantes apoios ao SNS”.

“Recebi com muita tristeza e comoção a notícia da morte do Comendador Rui Nabeiro. Neste dia triste endereço as mais profundas condolências à família, aos amigos, à comunidade do Grupo Nabeiro e a todos os que com ele contactaram”, diz Pizarro em comunicado.

“Homem com um coração enorme, que sempre foi o seu bem mais valioso, inspirou inúmeras pessoas com os seus gestos permanentes de generosidade e solidariedade. Empresário genial, foi um cidadão exemplar. Portugal deve-lhe imenso e, nas funções que ocupo, jamais esquecerei o apoio que sempre deu ao Serviço Nacional de Saúde, enquanto utilizador do Hospital de Elvas e doador de múltiplos e importantes apoios”, acrescenta a nota.

“Presto-lhe a minha profunda homenagem, na certeza que a sua intervenção social marcou a vida de milhares de pessoas e perdurará, para sempre, na memória coletiva de Portugal. Obrigado por tudo”, termina.

Ministério da Ciência destaca “ética irrepreensível”

O Ministério da Ciência e Ensino Superior destacou o “homem empreendedor” e de “ética irrepreensível” que era Rui Nabeiro, realçando que o país “fica mais pobre”.

“O país fica hoje mais pobre ao perder uma referência do empreendedorismo nacional, que acreditava que a formação, a investigação cientifica e a inovação deviam ser a base do conhecimento aplicado ao setor empresarial e industrial do país”, enaltece o ministério, tutelado por Elvira Fortunato, na mensagem de pesar.

Destacando a “visão assente em dinâmicas e práticas inovadoras, e na promoção da formação superior e profissional”, o ministério lembra o homem “empreendedor e de ética irreprensível”.

“Rui Nabeiro destacou-se como um empresário cuja visão era assente em dinâmicas e práticas inovadoras e na promoção da formação superior e profissional, princípios que aplicou em todos os domínios do seu trabalho e legado que deixou”, acrescenta.

Câmara de Campo Maior decreta cinco dias de luto municipal

A câmara municipal de Campo Maior, de que Rui Nabeiro foi presidente entre 1977 e 1986, decretou cinco dias de luto municipal pela morte do empresário.

“O Município de Campo Maior decretou cinco dias de Luto Municipal (de 19 a 23 de março de 2023) pelo falecimento do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, o primeiro presidente eleito democraticamente da Câmara Municipal de Campo Maior, em 1977, cargo que ocupou até 1986”, lê-se num comunicado.

“Figura nacional incontornável e um homem que dedicou a sua vida a Campo Maior e aos campomaiorenses, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento económico, social, cultural e humano do nosso concelho”, acrescenta a nota.

“Rui Nabeiro inspirou milhões de portugueses ao longo de várias décadas e o seu legado de dedicação ao trabalho, consciência social e, acima de tudo, humanismo, continuará a perdurar no tempo e a servir de guia para as gerações vindouras, de forma muito especial entre os campomaiorenses”, diz ainda a autarquia.

“Nesta hora de profundo pesar, o Município de Campo Maior e Assembleia Municipal de Campo Maior endereçam à família e amigos deste ilustre campomaiorense as mais sentidas condolências”, termina a nota.

Câmara de Elvas decreta três dias de luto

A Câmara de Elvas, no distrito de Portalegre, apresentou um voto de pesar “em honra à vida e à memória” do empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, e decretou três dias de luto municipal.

Numa nota enviada à agência Lusa, assinada pelo presidente do município, José Rondão de Almeida, indica que os três dias de luto municipal estendem-se até terça-feira.

A Câmara de Elvas sublinha ainda que “o trabalho, resiliência, o amor à sua terra, e a sua ética de trabalho” serão para “sempre recordados” por quem conheceu o empresário.

“Não podemos esquecer os inúmeros momentos em que foi parceiro da Câmara Municipal de Elvas, assim como o investimento que realizou no nosso concelho, sendo com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do seu falecimento”, pode ler-se no documento.

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão de Almeida recorda Rui Nabeiro como o “Ti Rui” e relembra o legado que o empresário deixa naquela que “é a sua segunda terra”.

Rui Nabeiro. Elvas decreta luto municipal. “Perdemos o ‘Ti Rui’, um grande amigo”

Câmara de Lisboa “lamenta profundamente”

Outra autarquia que já reagiu foi a de Lisboa. Através do Twitter, a câmara municipal da capital “lamenta profundamente a morte do Comendador Rui Nabeiro” e envia condolências à família e amigos.

A publicação recorda ainda que “Rui Nabeiro foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, em 2021”.

Presidente de Timor-Leste recorda esforços de apoio ao café timorense

O Presidente da República timorense lamentou este domingo a morte de Rui Nabeiro, um “homem bom e generoso”, recordando os esforços do empresário português para promover o café timorense no exterior.

“Uma vida longa de grandes iniciativas empresariais, de criar emprego, riqueza para Portugal, para as comunidades onde a Delta estava instalada”, disse José Ramos-Horta, em declarações à Lusa em Díli.

“Fez algumas tentativas de comprar café de Timor no início, mas o mercado na altura já era bastante orientado para outros países como os Estados Unidos. Ainda assim a sua passagem por Timor foi sentida”, recordou.

O chefe de Estado timorense disse que Nabeiro acabou por não poder voltar a Timor-Leste, apesar de a Delta continuar a promover café de Timor-Leste, e recorda uma viagem que fez com o empresário a um evento internacional em Nova Iorque.

“Falámos muito, falámos muito da Delta e do café de Timor. Tenho grata recordação dele. Uma pessoa boa, generosa para os trabalhadores e as suas famílias”, lembrou Ramos-Horta, que falava à margem da inauguração de um novo espaço multiúsos do grupo de media GMN, em Díli.

No inicio de 2000 as autoridades transitórias timorenses chegaram a anunciar que Rui Nabeiro e a Delta Cafés pretendiam comprar todo o café do país então armazenado, com um programa de pretendia colaborar com o desenvolvimento do setor que emprega cerca de 70 mil famílias.

O apoio da Delta era essencial para travar o que era, na opinião das autoridades timorenses, o monopólio norte-americano que até então controlava quase toda a exportação de café de Timor-Leste. O empresário português visitou Timor-Leste em março de 2000.

“Uma referência no empresariado português”, diz João Vieira Lopes

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Direção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, recordou Rui Nabeiro como “uma referência no empresariado português” e como uma pessoa “diferente”, com “uma intuição muito grande”.

“Para o país em geral e para mim em particular é um momento muito triste”, disse. “Pessoalmente porque ao longo da minha vida tive relações continuadas com o Sr. Rui Nabeiro, quer como cliente, quer em termos pessoais, quer em termos associativos.”

“Uma pessoa marcante, uma referência empresarial”

“É uma pessoa marcante, uma referencia no empresariado português”, afirmou João Vieira Lopes, sublinhando a “intuição muito grande, um sentido de inovação, visão de negócio estratégica profundamente notáveis”.

Sublinhando que Rui Nabeiro começou a trabalhar ainda na infância e “não tinha formação académica”, João Vieira Lopes descreve o empresário como “um intuitivo” que se distinguia da maioria dos empresários pelo “fator humano” e pelo modo como “considerava os trabalhadores”.

Rui Nabeiro. Um milionário diferente que tinha saudades de viver mais tempo

João Vieira Lopes destaca ainda como Rui Nabeiro manteve sempre uma profunda ligação ao Alto Alentejo, mantendo a Delta sedeada em Campo Maior.

“Para ele o negócio não eram só números”, disse ainda. “Marcou bastante o modo de estar na vida empresarial neste país.”

AIP quer que história de Nabeiro seja ensinada na escola

O presidente da direção da Associação Industrial Portuguesa (AIP) afirmou hoje que “a grandeza” do projeto empresarial de Rui Nabeiro é “incomum e ímpar”, considerando que a história do grupo deveria ser analisada no sistema de ensino.

Numa nota à imprensa, José Eduardo Carvalho classifica Rui Nabeiro como uma das “maiores referências empresariais do país de todos os tempos”, pelo que afirma que “a AIP, curva-se à vida, aos valores e à obra empresarial deste grande homem”, expressando condolências à família. “A grandeza do seu projeto empresarial, é incomum e ímpar”, disse.

Para o responsável da AIP, “o percurso do Comendador Rui Nabeiro e a história do grupo empresarial que construiu, devia ser objeto de uma análise e divulgação obrigatória no sistema formal de ensino, se porventura este tivesse uma forte componente empreendedora”.

Escritor José Luís Peixoto diz que se perdeu “alguém muito especial”

O escritor José Luís Peixoto considera que, com a morte do empresário Rui Nabeiro, “perdeu-se alguém muito especial” não só do ponto de vista empresarial, mas também humano, que teve as pessoas como a sua “principal preocupação”.

José Luís Peixoto, autor do romance Almoço de Domingo, inspirado na vida do empresário, referiu à agência Lusa que Rui Nabeiro era “alguém muito especial a vários níveis”, que, além de ter feito “uma carreira extraordinária” no mundo empresarial, sobressaiu do ponto de vista humano “naquilo que diz respeito ao seu desenvolvimento, tendo marcado Campo Maior, o Alentejo e até mesmo o país”.

“Na minha perspetiva, é esta dimensão que verdadeiramente o distingue e também foi este o centro do seu propósito. Rui Nabeiro foi um empresário que teve como principal preocupação as pessoas, nomeadamente as que lhe eram mais próximas e acredito que será por isso que continuará a ser recordado por muitos anos”, disse José Luís Peixoto.

A nível pessoal e de amizade, o escritor realçou a “grande generosidade de Rui Nabeiro”, sublinhando que “essa partilha o marcou muito”, apesar da grande diferença de idades. Lembrou a propósito a forma e “à vontade com que Rui Nabeiro partilhou a sua experiência de vida em múltiplas dimensões”.

A história do romance de José Luís Peixoto baseada na vida de Rui Nabeiro começou em 2019, quando o empresário assistiu a umas entrevistas de José Luís Peixoto, que ainda não conhecia pessoalmente, e lhe propôs a escrita da sua biografia. O livro abarca episódios ligados com aspetos históricos, como Marcello Caetano, Mário Soares, a guerra civil espanhola, a inauguração da Ponte 25 de Abril, porque Nabeiro “esteve presente em muitos momentos da História”.

Demonstrou que interior do país pode ser transformado, diz Ana Gomes

Ana Gomes, ex-candidata presidencial, destacou à Rádio Observador que Rui Nabeiro soube “valorizar o interior, fazer singrar uma empresa internacional como a Delta ficando localizado na sua terra de origem no interior”.

“É uma grande perda para Portugal, merecia todas as distinções”

Rui Nabeiro demonstrou que “a realidade pode ser transformada”, destacou Ana Gomes. “O comendador Rui Nabeiro demonstrou que uma realidade do interior do país podia ser transformada com grande proveito para a projeção do país.”

A ex-candidata presidencial lembrou também a última conversa que teve com Rui Nabeiro em 2021 e sublinhou que ele nunca perdeu “a ligação à sua própria terra, onde continuava a residir”, nem “esse arreigado sentir do seu dever social”.

Augusto Santos Silva: “Foi um dos maiores e melhores empresários portugueses”

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, reagiu à morte de Rui Nabeiro numa mensagem publicada no Twitter.

“Rui Nabeiro distinguiu-se pelo amor a Portugal e à sua terra de sempre, Campo Maior, que serviu como autarca e cidadão. Foi um dos maiores e melhores empresários portugueses, muito atento aos direitos dos seus trabalhadores. Permanecerá na memória de todos”, escreveu Santos Silva.

Pedro Marques: “Morreu um grande homem e um grande empresário”

Também no Twitter, o eurodeputado socialista Pedro Marques disse sentir-se “obrigado para a vida a Rui Nabeiro”.

“Estou devastado, morreu um grande homem e um grande empresário, que aprendi a respeitar muito nesta última década que nos aproximou. Sinto-me obrigado para a vida a Rui Nabeiro. Pelo exemplo que deixa, pelo que fez por Campo Maior, pelo Alentejo, por Portugal”, escreveu Pedro Marques.

Tiago Barbosa Ribeiro destaca “um dos nossos maiores empresários”

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro também destaca Nabeiro como “um dos nossos maiores empresários”: “Não apenas pelo grupo empresarial que criou e fez crescer em Portugal e no mundo a partir de Campo Maior, mas pelo estilo de liderança e de intervenção cívica que sempre cultivou enquanto empresário, autarca e cidadão: solidário, culto, humilde, preocupado com o outro, animado por um profundo sentido ético”. Barbosa Ribeiro destaca ainda que Rui Nabeiro sempre colocou “a economia e o seu projecto ao serviço das pessoas, dos direitos sociais e das conquistas laborais”.

“Foi, também por isso, na teoria e na prática, um grande socialista“, conclui.

Luís Montenegro: “Rui Nabeiro foi um homem bom”

O presidente do PSD, Luís Montenegro, também reagiu à morte de Rui Nabeiro com uma mensagem publicada no Twitter.

“Rui Nabeiro foi um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social. Mostrou que é possível criar riqueza com trabalho e inovação e que, a partir daí, se gera emprego e qualidade salarial. Sentidos pêsames à sua família”, escreveu Montenegro.

 Líder do PCP realça “princípios e formas de estar na vida” do empresário

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, lamentou a morte do empresário, realçando o seu prestígio e “princípios e formas de estar na vida”, que outros deveriam acompanhar.

Rui Nabeiro era “uma pessoa muito prestigiada, muito conhecida no país inteiro, até do ponto de internacional e, em particular, nesta região” do Alentejo, disse à agência Lusa o secretário-geral comunista.

À margem de um almoço comício do partido em Serpa, no distrito de Beja, Paulo Raimundo endereçou condolências à família do comendador Rui Nabeiro.

“Aquilo que se impõe, nesta altura, é reconhecer esse reconhecimento que existe [à figura de Rui Nabeiro] e é enviar as condolências à família”, disse o líder do PCP, sublinhando que é preciso “compreender esse conjunto de sinalizações positivas têm sido feitas” ao empresário, vindas de vários quadrantes da sociedade.

Questionado sobre se Portugal precisaria de mais empresários como Rui Nabeiro, com raízes humildes e sempre acarinhado pelos trabalhadores, na sua terra natal, Campo Maior (Portalegre), e pelo país, Paulo Raimundo destacou as suas qualidades.

“Como disse há pouco, é uma pessoa justamente reconhecida no país, e na região em particular, por alguma razão há de ser. E eu acho que há, de facto, princípios e formas de estar que muito mais gente devia acompanhar”, argumentou.

André Ventura fala em Nabeiro como personificação da “alma lusitana”

O presidente do Chega, André Ventura, destacou a “importância incontornável” do empresário Rui Nabeiro na história e na economia portuguesa, sendo um “exemplo extraordinário para os portugueses” e a personificação da “alma lusitana”.

Num vídeo enviado às redações, André Ventura deixou as condolências e partilha o “sentimento de dor à família de Rui Nabeiro”, considerando que “a sua importância é incontornável na história e na economia portuguesa”.

“É um exemplo extraordinário para os portugueses, um exemplo extraordinário de ambição num momento em que Portugal, a economia portuguesa, tanto precisa dessa ambição”, enfatizou.

Para o líder do Chega, o comendador “é também um exemplo de homem português porque ser português e ser solidário é parte desta mesma alma lusitana” que “Rui Nabeiro personificava tão bem”.

“Mais do que um nome, Rui Nabeiro representa uma marca de força, de ambição e de olhar para o lado, de olhar para o outro”, elogia, prometendo não esquecer “o homem que, vindo do nada, construiu um império, lidera o mercado em Portugal e é hoje uma das marcas enormes em expansão no mercado internacional”.

CDS lembra “empreendedor notável”

O líder do CDS-PP, Nuno Melo, através de um comunicado enviado às redações, assinalou a “rara consciência social” de Rui Nabeiro, considerando que com o desaparecimento do Comendador “Portugal fica mais pobre”.

“Empreendedor notável e exemplar teve sucesso à escala mundial graças a uma singular visão empresarial e impressionante capacidade de trabalho, criando uma marca de referência internacional”, elogia o líder centrista.

Nuno Melo realçou “uma rara consciência social” e lembrou a distribuição de “parte substancial da riqueza que criou entre os mais desfavorecidos, sem nunca esquecer a região que o viu nascer”, apresentando as condolências à família.

Cláudia Azevedo. Nabeiro “criou valor social e económico para Portugal”

A presidente executiva do grupo Sonae, Cláudia Azevedo, disse numa mensagem ao Observador que Rui Nabeiro “foi um empresário muito importante que criou valor social e económico para Portugal”.

Enviando os “sentimentos a família”, Cláudia Azevedo classificou também Rui Nabeiro como “um bom homem”.

António Saraiva lembra legado de liderança com exemplo, ética e valores

Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, considerou que Rui Nabeiro deixa “um legado de liderar pelo exemplo, com ética, com valores, com princípios, que neste tempo que vivemos de disfunções é um farol de que como se deve gerir”.

“Foi um exemplo para todos nós, um empresário que soube adaptar-se, quase do nada criou o império que é hoje a Delta”, destacou António Saraiva.

O líder da CIP sublinhou também que Rui Nabeiro fez “crescer a empresa” enquanto fazia o bem. “Aquele riso permanente que tinha na cara, transmitia uma paz interior que era contagiante”, afirmou ainda António Saraiva.

“É um exemplo que deveremos seguir, é com muita pena que vemos partir pessoas deste calibre”, destacou.

Pedro Siza Vieira fala no exemplo “raro” de Nabeiro e na aposta no “capital humano”

O ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira reagiu à notícia no Linkedin falando da história “inspiradora” de Nabeiro e do “exemplo raro” que foi. Além disso, deixou “lições importantes”, diz Siza: “a capacidade de crescer e ganhar dimensão; a aposta no capital humano; a internacionalização como vocação; a capacidade de desenvolver uma marca líder nacional e internacionalmente; a sabedoria de preparar a sucessão, ainda antes de a lei da vida o obrigar a desvincular-se da gestão”.

“O grupo segue em boas mãos, sempre a apostar na inovação”, rematou.

Bastonário dos economistas lembra “pioneiro na responsabilidade social das empresas”

Em declarações à CNN Portugal, o bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, lembrou Rui Nabeiro como “uma referência que vai ficar para sempre” e como um “pioneiro na responsabilidade social das empresas”:

“Criou vários milhares de postos de trabalho na região” e é “uma grande referência como empresário”, assinalou António Mendonça.

Álvaro Beleza: “A sua obra e a sua vida são o seu maior legado”

“É com profundo pesar e consternação que a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – recebe a notícia do falecimento do Comendador Rui Nabeiro”, diz a associação liderada por Álvaro Beleza em comunicado.

“O país perde um grande homem, um grande empresário e uma personalidade ímpar e consensual da nossa sociedade e da nossa história. Deixa-nos um humanista, um homem de valores e convicções, com um enorme sentido de responsabilidade social. A sua obra e a sua vida são o seu maior legado. O Comendador Rui Nabeiro é um exemplo para o país”, refere Álvaro Beleza.

FPF lembra Nabeiro, que levou Campomairense à primeira liga

A Federação Portuguesa de Futebol também emitiu um comunicado a lamentar a morte de Rui Nabeiro. Na nota, Fernando Gomes, presidente da FPF, diz que tomou conhecimento da morte de Nabeiro “com enorme tristeza e consternação” e classificou-o como uma “personalidade relevante da sociedade portuguesa, empresário de enorme sucesso, homem de grande carácter e sentimento”.

“A sua ligação ao futebol fez-se através do clube da terra que o viu nascer que com o seu apoio levou o Sporting Clube Campomaiorense ao escalão maior do nosso futebol e à final da Taça de Portugal sendo, até hoje, o primeiro e único emblema alentejano a estar presente na grande festa do Jamor”, diz ainda Fernando Gomes. “Rui Nabeiro deixa-nos um legado precioso que o País deve valorizar e aproveitar. À família e aos amigos, fica a palavra possível de conforto e as mais sentidas condolências pessoais e da instituição que represento.”

Belenenses lembra Rui Nabeiro, “amigo do clube”

“Os Órgãos Sociais do Clube de Futebol ‘Os Belenenses’ tomaram conhecimento do falecimento do Comendador Rui Nabeiro, empresário e amigo do Clube que ao longo de vários anos apoiou e patrocinou, com uma especial ligação à sua Secção de Andebol”, lê-se numa nota do clube.

“Neste momento difícil e em nome de toda a Família Belenense, os Órgãos Sociais do Clube endereçam a todos os seus familiares e amigos as mais sentidas condolências”, acrescenta a nota.

FC Porto lamenta perda de Rui Nabeiro

Além de Os Belenenses, também o FC Porto reagiu nas redes sociais, enviando “sentidas condolências aos familiares e amigos” do empresário, “bem como a toda família Delta, parceira de longa data do clube”.

Benfica lembra o sócio com 50 anos de dedicação ao clube

Também o Benfica, clube de que Rui Nabeiro era sócio, reagiu à morte do empresário. “O Sport Lisboa e Benfica expressa profundo e sentido pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro”, lê-se numa nota publicada nas redes sociais.

“Sócio 4696, emblema de ouro com mais de 50 anos de dedicação ao Clube. À família e amigos, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências”, acrescenta o Benfica.