Marina Gonçalves respondeu esta segunda-feira às críticas de Aníbal Cavaco Silva, que classificou as políticas de habitação do atual Governo como um “fracasso total” e um sinal de “falta de credibilidade”.

Cavaco arrasa Governo e deixa os seus conselhos para tentar corrigir “falhanços” e propostas “absurdas” na Habitação

O antigo Presidente da República foi um dos oradores convidados da conferência dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento (PER), lançado quando era primeiro-ministro.e

Cavaco Silva acusou o Executivo de António Costa de ser responsável pela crise da habitação, considerando que esta se trata do resultado do “falhanço” da política habitacional do Governo, que teve custos sociais elevados para muitas famílias. O ex-Presidente acusou ainda o Executivo de ter “falta de credibilidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Matosinhos, a ministra da Habitação declarou que “a crítica é feita a um programa que mobiliza património devoluto há décadas para responder às famílias”, defendendo que o 1.º Direito, recentemente lançado pelo Governo,  é “um programa fundamental, estrutural, para as políticas de habitação”.

Programa “1.º Direito” com adesão de 56% dos municípios e regiões elegíveis

De acordo com a RTP, Marina Gonçalves garantiu que todas as críticas são bem-vindas, desde que sejam feitas para “melhorar” o programa de apoio ao acesso à habitação. Sobre as que não correspondem à realidade, a ministra disse preferir responder evidenciando “a realidade e a concretização de um direito fundamental no terreno”.