O futuro para a Nissan, à semelhança da maioria dos construtores que disputam os mercados europeu, chinês e norte-americano, passa pela optimização dos veículos 100% eléctricos e electrificados, reduzindo os custos de desenvolvimento e de produção, de forma a torná-los mais acessíveis por um lado, e mais rentáveis por outro. A estratégia para atingir estes objectivos passa pelo que a marca denomina “X em 1”, que agora foi apresentada.

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Concentrada em desenvolver um conceito modular para os veículos 100% eléctricos, a Nissan decidiu criar uns módulos que possa partilhar entre as diversas mecânicas alimentadas exclusivamente por bateria. Denominada “3 em 1”, esta solução concentra num mesmo cárter o motor eléctrico, o inversor e a transmissão de uma só velocidade, incluindo o redutor.

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Para fazer frente às necessidades específicas das mecânicas electrificadas, como os e-Power, a concentração de órgãos mecânicos é ainda maior, por isso apelidada “5 em 1”. Face à solução utilizada pelos 100% eléctricos, os electrificados juntam ao conjunto formado pelo motor, inversor e transmissão, um segundo motor, que age como gerador de energia, e um desmultiplicador.

Tendo a capacidade de serem fabricadas na mesma linha de produção, as soluções “3 em 1” e “5 em 1” deverão assegurar uma economia de 30%, quando estiverem 100% operacionais em 2026, comparando com os dados relativos a 2019. De caminho, os novos motores eléctricos vão necessitar de menos terras raras – a Nissan fala em menos de 1% –, matéria-prima de que a China tem praticamente o exclusivo mundial e que, sem elas, não se conseguem fabricar os ímanes de que estes motores necessitam.

Ariya e X-Trail. Nissan recorda que 4 são melhores que 2

Além das preocupações com a redução de custos, a Nissan pretende ainda tornar os motores mais eficientes, de forma a reduzir o consumo e aumentar a autonomia. Soluções para reduzir as perdas por aquecimento, de que o incremento da dimensão do rotor, da alteração da sua superfície e a inclusão de um novo sistema de ímanes são apenas uns exemplos para reduzir a fricção. Poderão ser estas as melhorias a introduzir nos Ariya e X-Trail e-Power de que nos falaram os técnicos da Nissan, quando os confrontámos com o consumo algo elevado dos veículos eléctricos e electrificados da marca, que pode ler acima.