786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Domingo começa a hora e o tempo de verão: temperaturas entre os 25 e os 30ºC

Este artigo tem mais de 1 ano

A partir da próxima semana esperam-se temperaturas 10ºC acima do normal para esta altura do ano. Mas a amplitude térmica vai ser terrível: à noite podem estar menos 14ºC do que de dia.

Março vai terminar com calor como se estivéssemos em junho e sem qualquer sinal de chuva. São para já estas as previsões meteorológicas até ao primeiro fim de semana de abril, que é também o que inicia a semana da Páscoa. É tempo de guardar camisolões, sobretudos, cachecóis e coisas que tais, e tirar as t-shirts e vestidos mais finos dos armários. Para quem tiver tirado férias nesta altura, e costumam ser muitos que as crianças não têm aulas, pode dar mesmo para usar calções e fato de banho e dar um saltinho à praia, ainda que à noite ainda seja necessário levar um bom agasalho.

Estaremos a falar de uma semana em que Lisboa andará com máximas entre os 24ºC e os 26ºC, nos distritos de Évora e Beja se poderá chegar aos 29ºC, em Santarém aos 30º e o Algarve contará com uns simpáticos e calorosos 25ºC. Porto e Braga e Coimbra também atingirão os 24ºC e mesmo no interior as temperaturas oscilarão pouco abaixo desses valores. Faz lembrar verão, certo? Pois é. Bom para quem gosta de calor e quem está há muito à espera de dizer adeus ao frio e à chuva. Mas mau para os problemas de seca no país, porque não há sinal de que venha por aí qualquer pingo de água do próximo domingo até à Páscoa.

curl -X 'GET' 'https://charts.ecmwf.int/opencharts-api/v1/products/medium-2mt-wind30/?valid_time=2023-03-29T12%3A00%3A00Z&base_time=2023-03-21T12%3A00%3A00Z' -H 'accept: application/json'

Indo por partes. Esta semana ainda haverá alguma instabilidade no tempo no nosso país. Até sábado, é previsível que chova a norte: esta quarta no Minho e Douro Litoral, quinta e sexta e sábado em todas as regiões acima do Mondego. Já no resto do território, quando muito, céu nublado ou neblinas matinais. As temperaturas rondarão os 17/19ºC de máxima e os 9ºC/10ºC de mínima a norte e centro e entre os 19ºC/22ºC de máxima e 10ºC/11ºC de mínima a sul.

Mas a partir de domingo, 26, as temperaturas começam a subir lentamente, uma subida que se acentuará na terça, ainda que com grandes amplitudes térmicas entre os dias e as noites: para Lisboa, por exemplo, prevêem-se 26ºC de máxima na quarta, dia 29, e 12ºC de mínima, uma diferença de 14ºC. Estamos a falar de temperaturas 10ºC superiores à média habitual para esta altura do ano, isto numa altura em que elas já estão bem acima do normal para o fim de março.

Uma das razões para a ausência de chuva a partir da próxima semana pode dever-se ao facto de a corrente polar (jet stream) estar a acelerar e a desacelerar a ritmos diferentes do esperado. Esta corrente, que determina grande parte do puzzle atmosférico da Europa, corre normalmente a grande velocidade, de oeste para este, no inverno, devido às grandes diferenças de temperatura entre as regiões polares e as tropicais. Essa velocidade ajuda não só à formação de depressões e tempestades, como à sua movimentação rápida, trazendo chuva, neve e, vento, claro está. No verão, como as diferenças de temperaturas se esbatem, a velocidade do fluxo também é menor, o que permite que massas de ar quente dos trópicos ou do Norte de África cheguem mais facilmente à Europa.

Neste momento, o jet stream até acelerou, mas está rodar em latitudes mais altas porque há massas quentes a “empurrá-lo”. E isso faz com que as tempestades circulem acima da Península Ibérica e a chuva apanhe, quando muito, apenas o norte.

É expectável, tanto o quanto é possível prever pelos mapas meteorológicos a esta distância e pelos modelos que se aplicam, que o padrão se mantenha assim até à Páscoa. Ou seja, entre o Domingo de Ramos, dia 2, e o fim de semana Pascal, 7, 8 e 9, que o calor se mantenha e que não chova. Mas ainda é muito cedo para dar alguma coisa como certo.

Quase garantido é que, tal como domingo entramos no horário de verão, entraremos também em temperaturas próprias dessa estação. Isto apesar da primavera ter acabado de começar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora