Siga em direto o liveblog da guerra na Ucrânia

Os comentários na rede social Weibo, o equivalente ao Twitter na China, sobre a visita do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia, foram amplamente filtrados.

Embora o encontro entre Xi e o homólogo russo, Vladimir Putin, figure entre os principais tópicos partilhados no Weibo, a maioria das partilhas sobre a visita de Estado são da autoria de órgãos oficiais e permitem apenas alguns comentários. Os comentários visíveis consistem sobretudo em ideogramas de corações e polegares para cima.

Em alguns casos, a secção de comentários está desativada. Este foi também o caso aquando do discurso do Estado da nação, proferido por Putin, em Moscovo, em fevereiro passado.

Xi Jinping iniciou na segunda-feira uma visita de Estado de três dias a Moscovo, num período de crescente isolamento de Putin no cenário internacional desde o início da guerra na Ucrânia.

A China foi um dos países que se absteve de votar numa resolução a condenar a invasão russa na Assembleia da ONU.

Num plano para a paz proposto no final de fevereiro, Pequim destacou a importância de “respeitar a soberania de todos os países”, numa referência à Ucrânia, mas apelou também para o fim da “mentalidade da Guerra Fria”, numa crítica implícita ao alargamento da NATO. A China pediu ainda o fim das sanções ocidentais impostas à Rússia.

[Explicador em vídeo. Como Xi Jinping aumentou a tensão entre a China e o Ocidente na última década:]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR