Uma série de explosões foram reportadas durante a noite desta segunda-feira na cidade de Dzhankoi, na península da Crimeia.

Os serviços de informação ucranianos afirmaram que as explosões destruíram mísseis cruzeiros russos Kalibr, que estavam a ser transportados por comboio. A Ucrânia não assumiu responsabilidades pelo incidente, acusando antes a Rússia de estar a preparar “a península ucraniana da Crimeia para a desocupação”.

“As explosões misteriosas continuam o processo de desmilitarização russo e preparam a península ucraniana da Crimeia para a desocupação”, pode ler-se na conta oficial do Telegram dos serviços.

Segundo a agência de notícias TASS, o governador russo de Dzhankoi, Ihor Ivin, disse que Dzhankoi foi atacada por drones e que um homem de 33 anos ficou ferido durante o ataque. Foi transportado para o hospital, não correndo risco de vida. Ivin alegou ainda que vários edifícios, incluindo uma escola, foram afetados por um incêndio e que a rede elétrica foi danificada.

A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014. Com o início da invasão russa, a 24 de fevereiro do ano passado, as autoridades ucranianas garantiram que todo o território será libertado da ocupação russa, incluindo a Crimeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR