Um terramoto de magnitude 6.5 na escala de Richter atingiu esta terça-feira partes do Afeganistão, Paquistão e Índia, segundo testemunhas citadas pela Al Jazeera.  De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa), o epicentro do sismo aconteceu a 40km da vila de Jorm, no nordeste do Afeganistão.

Pelo menos, 11 pessoas morreram na sequência do sismo, incluindo uma rapariga de 13 anos. A Reuters escreve ainda que 150 pessoas ficaram feridas no distrito de Swat, no norte do Paquistão, onde 100 pessoas foram levadas para o hospital. Por sua vez, a Al Jazerra escreve que, pelo menos, 302 pessoas ficaram feridas na província de Khyber Pakhtunkhwa.

O porta-voz dos serviços de emergência do Paquistão, Bilal Faizi, à agência de notícias Associated Press, esclareceu que a maioria teve alta mais tarde.

Dezenas de pessoas ficaram feridas no terramoto, também sentido junto à fronteira com o Tajiquistão. O sismo desencadeou aluimentos de terra em algumas das zonas montanhosas.

A USGS está a avaliar como nível verde (o mais baixo) as estimativas para o número de baixas. O Departamento Meteorológico do Paquistão reportou inicialmente um abalo de magnitude 6.8 com epicentro na cordilheira de Hindu Kush, próxima da província afegã de Badakhshan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Até agora, graças a Deus, não há más notícias sobre vítimas mortais. Esperamos que todos os cidadãos do país estejam seguros”, referiu um porta-voz do governo talibã do Afeganistão. Zabihullah Mujahid referiu ainda que os centros de saúde do país foram colocados em alerta.

Relatos no terreno dizem que o sismo chegou a sentir-se capital afegã, Kabul, bem como nas cidades paquistanesas de Islamabad e Lahore. Da Índia, chegaram informações de que o terramoto afetou a capital, Nova Deli. Uma residente de Islamabad contou à Al Jazeera que as paredes da sua causa abanaram aquando da passagem do terramoto pela capital paquistanesa.

“Começou lentamente e depois tornou-se mais forte” contou a mulher, de 43 anos. “A casa estava a vibrar, tudo estava a abanar. Depois começou a abrandar e, uns minutos depois, parecia que tudo tinha voltado a acalmar”.

No Afeganistão, o porta-voz do Ministério da Saúde Pública nomeado pelos talibãs, Sharafat Zaman Amar, disse que pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas.