O BE/Açores considerou esta terça-feira “inadmissível” o aumento de preço dos transportes públicos nos Açores e exigiu que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) reverta a decisão.

“Numa altura em que as famílias se deparam com grandes dificuldades económicas devido ao aumento dos juros e da inflação, o Governo Regional acaba de acrescentar mais uma dificuldade aumentando o preço dos transportes públicos”, refere o BE/Açores, em nota de imprensa.

De acordo com o BE/Açores, o aumento “é incoerente e contrasta totalmente com as declarações do presidente do Governo dos Açores [o social-democrata José Manuel Bolieiro], que, no dia 13 de janeiro, anunciou que o executivo iria atribuir apoios aos transportes coletivos e criar um passe social ‘para que os transportes públicos não descontrolem preços'”.

O BE/Açores recorda que antes, em setembro de 2022, o secretário regional das Finanças também já tinha afirmado publicamente que os transportes coletivos nos Açores não iam aumentar.

Para o BE/Açores, o Governo Regional “não cumpriu este compromisso e está a colocar em cima dos utilizadores dos transportes públicos mais este encargo financeiro, que atinge particularmente uma população mais fragilizada, que, muitas vezes, não tem outra opção de transporte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ironicamente, esta decisão do Governo dos Açores, de aumentar o preço dos transportes públicos, vai inclusivamente beneficiar grupos económicos que, além das empresas de transportes públicos, detêm grandes empresas de distribuição que estão a ter lucros extraordinários com a inflação”, lê-se na nota.

Ainda segundo o Bloco, o aumento de preços nos transportes públicos “tem sido recebido pelos utilizadores com surpresa e muito desagrado”, não se compreendendo o motivo do aumento “que é transversal às empresas da região e foi determinado pelo Governo”, que não o comunicou publicamente.

O BE/Açores adianta ainda que irá “exigir explicações ao executivo” regional.