O presidente da Câmara de Cinfães disse esta quarta-feira à agência Lusa que a obra da Estrada Nacional 222 (EN222) deverá começar em 30 dias, uma vez que a Infraestruturas de Portugal (IP) já a lançou em ajuste direto.

“É o procedimento mais rápido para resolver a situação, uma vez que o valor em causa também se consegue enquadrar no ajuste direto e dispensa o visto do Tribunal de Contas, porque não chega aos 950 mil euros“, explicou Armando Mourisco.

O presidente da Câmara de Cinfães falava à agência Lusa a propósito da obra de requalificação no Km 73 da EN222, em Santiago de Piães, que, em janeiro, devido ao mau tempo, sofreu uma derrocada, estando interdita ao trânsito.

O autarca disse que “houve conversas com empreiteiros, para ver qual é que tinha capacidade da realização da obra e já há um possível” e, agora, “já só falta a aprovação do Ministério das Finanças para o reforço orçamental para a obra se iniciar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esperamos que em 30 dias, mais dia, menos dia, seja aprovado o reforço orçamental e, depois, salvaguardando alguma coisa que possa correr mal, em quatro meses deverá estar pronta”, assumiu.

Armando Mourisco adiantou que a decisão da IP no ajuste direto da obra “foi o método mais rápido que encontrou para resolver a situação”, tendo em conta “as visitas dos técnicos e a preocupação transmitida” por parte do autarca.

Numa informação enviada à Câmara Municipal de Cinfães, a que a agência Lusa teve acesso, a IP esclareceu que “o aproveitamento da plataforma de estrada antiga foi equacionado numa primeira fase como sendo uma hipótese para o desvio de tráfego durante as fases de concurso de projeto e obra”.