A fragata Bartolomeu Dias, pertencente à Marinha portuguesa, fez parte, na passada sexta-feira, da missão de vigilância e segurança da visita do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, a uma plataforma de exploração de gás natural na Noruega.

De acordo com uma publicação de Facebook das Forças Armadas, a fragata Bartolomeu Dias integra o “Standing NATO Maritime Group One”, uma força naval permanente transnacional que vigia o Mar do Norte e o Mar Báltico.

Esta força naval tem como missão “contribuir para a dissuasão e capacidade naval permanente da NATO”, isto no âmbito “da segurança cooperativa e coletiva” da aliança transatlântica.

A fragata Bartolomeu Dias zarpou de Lisboa no dia 26 de fevereiro e integra a força naval permanente da NATO até o final de junho. Segundo uma nota publicada no site da Marinha, “a fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Rodrigues Pedra e possui uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores-sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados”.

Na visita de Von der Leyen à Noruega, a responsável comunitária sublinhou que Oslo sempre foi “um grande parceiro, ainda mais nos últimos 12 meses”, quando a Rússia “tentou chantagear” a União Europeia (UE) com o corte no fornecimento de gás natural.

Por seu turno, Jens Stoltenberg, que é norueguês, frisou que a NATO aumentou a presença no Mar do Norte e no Mar Báltico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR