As polémicas em torno de “The Crown” continuam a fazer correr tinta na imprensa britânica. Desta vez, foi divulgada uma imagem da destruição sofrida pelo Mercedes onde a Princesa Diana seguia com Dodi Al-Fayed no momento do acidente fatal, a 31 de agosto de 1997, no túnel Pont de l’Alma, em Paris.

A imagem da réplica foi captada nos estúdios Elstree e avançada pelo Daily Mail. O veículo preto com o para-brisas completamente desfeito foi transportado em segredo para Paris, de acordo com as fontes do jornal, e foi apenas uma das duas réplicas usadas nas filmagens, que decorreram no final do ano passado.

De acordo com a Netflix, “o momento exato do impacto do carro não vai ser mostrado.” No entanto, o mesmo jornal falou com uma fonte da série que considerou que a cena pode ser perturbadora. “Penso que muita gente vai achar doentio que eles tenham entrado em tanto detalhe para recriar como o carro se danificou. Vai causar muito transtorno à família real. Se fosse qualquer outra família, não tenho a certeza se o fariam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de a plataforma de streaming insistir que a série se trata de uma “dramatização dos eventos reais”, as críticas têm-se multiplicado ao longo dos anos, vindas muitas vezes de pessoas próximas da família real, mas não só. A atriz Judi Dench, por exemplo, acusou a série de ser “cruel” e “injusta”, e o antigo primeiro-ministro britânico, John Major, apelou mesmo ao seu boicote.

Polémica cena com Carlos. John Major censura “absurdos maliciosos” de The Crown e apela a “boicote” à série

Em outubro, a produção da Netflix esteve na capital francesa a replicar o acidente fatal de Diana. A sexta temporada, que ainda não tem data de estreia, vai acompanhar a família real britânica entre as décadas de 1990 e 2000.