O serviço de metrologia da Câmara da Sertã, no distrito de Castelo Branco, alargou a sua área de intervenção aos concelhos de Ferreira do Zêzere e Ourém (Santarém) e abrange agora um total de 13 municípios.

“O município da Sertã abraçou o desafio lançado pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade (Organismo Nacional da Metrologia), que lhe atribuiu a responsabilidade da verificação metrológica legal da área geográfica do município de Ourém, consolidando o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos por parte deste serviço”, explicou, em comunicado, a autarquia.

Já em relação a Ferreira do Zêzere, foi formalizado um protocolo de colaboração com o município para a área da metrologia legal, ficando o município da Sertã responsável pelo controlo metrológico naquela área geográfica.

Simultaneamente, o serviço ampliou também o seu leque de verificações metrológicas.

Ourém e Ferreira do Zêzere (distrito de Santarém) juntam-se, assim, aos concelhos da Sertã, Oleiros, Vila de Rei, Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco) Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (Leiria), Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra (Coimbra).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além do aumento de abrangência territorial, foi também atribuído ao serviço de metrologia do município da Sertã um novo domínio de verificação metrológica de parquímetros/parcómetros e ampliado o alcance do domínio de verificação metrológica de instrumentos de pesagem (balanças) não automáticos até quatro toneladas.

Como entidade qualificada e sujeita a auditorias regulares, a Sertã detém um laboratório metrológico dotado com os meios de referência padrões e todos os procedimentos legais exigidos, sendo um organismo de verificação metrológica reconhecido, nos domínios de instrumentos de pesagem não automáticos, de equilíbrio automático, semiautomático e não automático, de indicação contínua e descontínua, até ao limite de quatro toneladas.

Massas (pesos), contadores de tempo de bilhar e ténis de mesa e parquímetros/parcómetros estão também incluídos nas suas competências.

O serviço de metrologia tem como objetivo estabelecer a adequada transparência e confiança, com base em ensaios imparciais, na exatidão dos instrumentos de medição.

Desempenha um papel fundamental na manutenção da confiança entre consumidores e agentes económicos, zelando pelo rigor e isenção nas medições efetuadas nas transações comerciais, garantindo a credibilidade no campo económico e industrial.