A GNR e a Autoridade Tributária e Aduaneira detiveram 13 pessoas e apreenderam 77 veículos que circulavam de forma irregular durante uma ação conjunta de fiscalização e controlo de mercadorias realizada nas principais estradas do país, foi esta quarta-feira anunciado.

Num comunicado conjunto, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a Guarda Nacional Republicana referem que realizaram na terça-feira a operação “NETWORK III” nas vertentes tributária e aduaneira através de ações de fiscalização e controlo intensivo de mercadorias em circulação nos principais eixos da rede viária do país.

Segundo aquelas duas entidades, os alvos “preferenciais da operação” foram os veículos de mercadorias e os automóveis ligeiros, nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e faturação e a circulação de carros de matrícula estrangeira.

Como resultados da operação, a AT e a GNR destacam que foram controlados 9.319 veículos, detidas 13 pessoas, 11 das quais por condução sem habilitação legal e duas por tráfico de droga e um auto por crime de contrafação, além das 537 infrações fiscais e aduaneiras registadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira e das 913 contraordenações levantadas pela Guarda Nacional Republicana, designadamente legislação rodoviária e ambiental.

A AT e a GNR apreenderam também 77 veículos que circulavam de forma irregular, 62,1 doses de haxixe, cinco doses de cocaína, 15 litros de produtos petrolíferos, 4,2 litros de aguardente, 37 quilos de pescado, 4,75 quilos de moluscos univalves e seis pares de sapatos contrafeitos.

Nesta ação nacional conjunta, a AT envolveu 18 direções de finanças, nove alfândegas e cinco delegações aduaneiras, num total de 487 inspetores, e a GNR mobilizou 20 comandos territoriais de todos os distritos e das regiões autónomas dos Açores e Madeira e a Unidade de Ação Fiscal, num total de 805 militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR