O Codex Sassoon, a mais antiga e completa Bíblia hebraica, será exibido pela primeira vez num museu em Israel antes de ser leiloado por um valor que poderá chegar aos 46 milhões de dólares, revelou o governo israelita.

O leilão será promovido pela Sotheby’s e irá realizar-se em meados de maio em Nova Iorque, mas antes, o Codex estará exposto, a partir de quinta-feira, em Tel Aviv.

O Museu do Povo Judaico em Tel Aviv tem a honra de apresentar exclusivamente em Israel o Codex Sassoon: a mais antiga e completa Bíblia hebraica, numa exposição especial de uma semana antes do seu leilão marcado para 16 de maio”, revelou o Governo de Israel num comunicado citado esta quinta-feira pela agência de notícias espanhola EFE.

A exposição é gratuita e vai decorrer entre os dias 23 a 29 de março, altura em que se poderá ver o texto antigo, escrito em pergaminho de pele de carneiro, que permaneceu durante séculos fora do alcance do grande público.

Composta por 24 livros divididos em três partes — o Pentateuco, os Profetas e os Escritos — a Bíblia hebraica constitui a base do Judaísmo, assim como das outras religiões como o Cristianismo ou o Islão.

O Cristianismo reconhece estes textos como o Antigo Testamento, e são incorporados no cânone bíblico por correntes católicas, ortodoxas, protestantes e outras. Por seu lado, o Islão considera histórias da Bíblia hebraica, muitas das quais estão incluídas no Alcorão e outras obras significativas da literatura islâmica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR