Depois de uma subida de mais de 100% em outubro passado, a EDP Comercial anunciou aos seus clientes uma descida média de 20% na fatura de gás natural.

Esta descida para os clientes residenciais será aplicada a partir de 1 de abril e reflete a baixa das cotações no mercado internacional do gás que se sente desde o final do ano passado na sequência do alívio da crise energética e dos riscos de ruptura nos fornecimentos. Na carta que está a enviar aos clientes, a EDP Comercial indica que com esta alteração, “mantemos o compromisso assumido de melhorar as condições oferecidas aos nossos clientes assim que o contexto o permitisse”.

As tarifas que vão estar em vigor a partir de abril representam uma descida de 4 a 33 euros por mês, de acordo com estimativas avançadas pela empresa ao Observador. A grande maioria dos clientes de gás da EDP Comercial tem também a eletricidade contratada à empresa no mesmo contrato.

Quando anunciou o aumento de médio de 30 euros para a fatura do gás natural em outubro do ano passado, e que em termos percentuais representou uma subida de 170% face aos preços então em vigor, a elétrica afirmou que a “variação da tarifa de gás poderá ser revista trimestralmente se o contexto assim o permitir”. A elétrica justificou esta revisão com aumentos de 1.000% verificados no ano passado nas cotações internacionais do gás natural devido às restrições à compra de gás russo.

EDP anuncia aumento médio de 30 euros na fatura mensal do gás para 650 mil clientes a partir de outubro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em resposta à elevada volatilidade dos mercados grossistas de eletricidade e gás, a elétrica ajustou a sua política comercial que apostava na estabilidade com preços a um ano, para uma revisão trimestral, em linha com a regra das tarifas reguladas sempre que existem variações significativas dos preços. A maioria das comercializadoras passou também a dispor de ofertas indexadas ao mercado, o que lhes permite apresentar preços mais atrativos do que as tarifas reguladas, mas apenas nas ofertas duais que juntam eletricidade e gás natural.

Na sequência da subida preços do gás da EDP Comercial em 2022, e que também se verificou em outras empresas do setor embora de forma mais diluída, e em alguns casos de menor dimensão, o Governo alterou a lei para permitir o regresso das famílias e dos pequenos negócios à tarifa regulada do gás natural. Esta mudança traduziu-se na fuga de milhares de consumidores do mercado livre. A EDP Comercial que até outubro de 2022 tinha 650 mil clientes, perdeu 15% da sua carteira de clientes de gás natural cujo universo baixou para 500 mil, segundo as contas anuais da empresa.

A tarifa regulada também irá baixar em abril, 3%, mas apesar de esta ser uma redução inferior em termos relativos aos 20% anunciados pela EDP Comercial, continua a ser mais atrativa do que as ofertas de gás natural disponíveis no mercado livre.