O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz esta quinta-feira uma visita oficial à República Dominicana, antes de participar na 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo, na sexta-feira e no sábado.

O chefe de Estado chegou na quarta-feira à noite a Santo Domingo, em voo comercial, após escala em Madrid, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

O programa desta visita oficial de um dia, concentrada na capital, começa com um encontro com o Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, que receberá Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio Nacional, com honras militares.

De tarde, após depor uma coroa de flores no Altar da Pátria, Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelos presidentes do Senado, Eduardo Estrella, e da Câmara dos Deputados, Alfredo Pacheco, no Congresso Nacional, onde irá discursar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao fim do dia, o chefe de Estado terá um encontro com portugueses residentes na República Dominicana e representantes de empresas nacionais com presença neste país das Caraíbas, antiga colónia espanhola.

Vizinha do Haiti, que ocupa o terço ocidental da ilha, a República Dominicana tem uma população de aproximadamente dez milhões de habitantes, pouco abaixo da de Portugal, e uma área cerca de duas vezes menor.

O turismo tem um forte peso na economia dominicana, assim como os setores da construção e da mineração. Os Estados Unidos da América são o principal parceiro económico.

O sistema político é presidencialista, com eleições de quatro em quatro anos. Luis Abinader, do Partido Revolucionário Moderno, economista, com 55 anos, é Presidente da República desde agosto de 2020.

A 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo terá lugar entre sexta-feira e sábado, em Santo Domingo, sob o lema “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”. Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio esteve na República Dominicana em novembro de 2002, para participar na 12.ª Cimeira Ibero-Americana, em Bávaro, na área turística de Punta Cana, juntamente com o então primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso.

Mário Soares também passou pela República Dominicana como chefe de Estado, onde teve encontros políticos, em junho de 1994, em trânsito para Portugal, no regresso da 4.ª Cimeira Ibero-Americana, realizada na Colômbia, em Cartagena das Índias.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros de chefes de Estado e de Governo repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser apenas de dois em dois anos.

Esta será a quarta participação de Marcelo Rebelo de Sousa em cimeiras ibero-americanas, depois das realizadas na Colômbia, em 2016, na Guatemala, em 2018, e em Andorra, em 2021.