Muchachos, ahora solo queda festejar / Ya ganamos la tercera / Ya somos campeón mundial 

A letra da música que pedia o Mundial à alviceleste teve que ser reescrita quando a história a desatualizou. A “Scaloneta” foi ao Qatar buscar o título para a Argentina num percurso que terminou num desfile com quatro milhões de pessoas nas ruas de Buenos Aires, uma loucura que obrigou à retirada dos jogadores de helicóptero. A seleção sul-americana voltou a mostrar-se ao público esta quinta-feira (já de madrugada em Portugal) num particular contra o Panamá que se assemelhou a um prolongamento das celebrações. 

Durante o clima de consagração, o ídolo máximo do futebol argentino (vivo) tinha o cenário perfeito para chegar ao golo 800 da carreira — o primeiro foi ao serviço do FC Barcelona diante do Albacete a contar para a Liga Espanhola. De livre direto, com toda a família no estádio a vê-lo ao vivo, marcou e selou a vitória por 2-0. 

No final do jogo, que pareceu um mero pretexto para a cerimónia que se seguiu, cada um dos jogadores campeões do mundo recebeu uma réplica do troféu e houve vários momentos curiosos. Emiliano Martínez, ao lado, Pezzella, Guido Rodríguez, Rulli e Acuña, repetiu a celebração que tinha feito quando, no Qatar, lhe foi entregue o prémio de melhor guarda-redes do torneio e que motivou críticas, principalmente dos franceses que perderam a final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lágrimas e fogo de artifício. A euforia dos adeptos argentinos no regresso de Messi e companhia ao Monumental

Pelo meio, dois jogadores do Panamá fizeram “pedra, papel ou tesoura” para decidirem quem ficava com a camisola de Enzo Fernández. Mais tarde, o antigo jogador revelou que disse que tinha uma lembrança para os dois.

Ao longo da concentração da seleção Argentina, que ainda vai defrontar Curaçao antes dos jogadores voltarem às competições de clubes, o jogador do Benfica, Nicolás Otamendi, comentou uma eventual ida para o River Plate. “Continuo focado no Benfica, trato de fazer o melhor e tentar ganhar o campeonato. Estamos bem na Liga dos Campeões e estamos a tratar de seguir em frente”, comentou em relação ao interesse do clube argentino que lhe ofereceu uma camisola.

A seleção argentina arranca em setembro a qualificação para o Mundial de 2026. Otamendi e Enzo Fernández têm sido peças fundamentais na equipa alviceleste.