A família Murdaugh continua a dar que falar. Menos de um mês depois de Alex Murdaugh ter sido condenado a duas penas de prisão perpétua pela morte da mulher e do filho mais velho, há agora desenvolvimentos numa antiga investigação que tem no seu centro Buster Murdaugh, o filho sobrevivente do antigo advogado. De acordo com a CNN, as autoridades da Carolina do Sul anunciaram a reabertura do caso e acreditam agora que Stephen Smith, de 19 anos, que morreu num aparente atropelamento, foi na verdade assassinado.

Alex Murdaugh condenado a duas penas de prisão perpétua pelo homicídio da mulher e de um dos filhos

Os investigadores não revelaram os motivos por trás da nova convicção, justificando apenas que surgiu “com base em informação recolhida durante a investigação ao duplo homicídio de Paul e Maggie Murdaugh”. O patriarca da família, Alex, foi condenado no início do mês a duas penas de prisão perpétua pelos homicídios (tendo entretanto recorrido da sentença).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O caso remonta à noite de 8 de julho de 2015. Nessa noite, Smith, um jovem estudante de enfermagem, terá ficado sem gasolina no carro, altura em que ligou à mãe para a avisar. Horas depois foi encontrado morto no meio da estrada, a cerca de cinco quilómetros da sua carrinha.

Após uma primeira investigação, o caso foi oficialmente declarado um atropelamento, mas o veredito nunca convenceu completamente a família do jovem morto, nem as autoridades no local, que desde a primeira hora suspeitaram que algo não era o que parecia. “Antes de sair do carro, o médico-legista disse logo: ‘Não, não, isto não é um acidente, é um homicídio'”, referiu um polícia que respondeu à ocorrência em declarações à comunicação social. Indícios de que o local do suposto acidente parecia ter sido encenado e de que o jovem apresentava sinais de ter sido alvejado contribuíram ainda mais para adensar as dúvidas.

Advogado contrata homem para o matar. Objetivo? Garantir seguro milionário ao filho. Problema? Sobreviveu

Várias testemunhas interrogadas durante a primeira investigação mencionaram Buster Murdaugh como uma pessoa-chave no caso, ainda que os detalhes tenham permanecido escassos. Ao longo dos anos, a especulação tem persistido de que Buster e Alex Murdaugh estariam envolvidos na morte de Stephen. Rumores não confirmados, citados pela imprensa norte-americana, davam conta de que Buster manteria um caso amoroso com Stephen, e que o homicídio estaria ligado à relação entre ambos.

O anúncio, esta quinta-feira, de que a morte de Smith estava a ser investigada como um homicídio surgiu apenas um dia depois de Buster Murdaugh se ter pronunciado sobre o caso, descrevendo as alegações como “difamatórias” e garantindo estar inocente. “Refuto categoricamente ter tido alguma coisa a ver com a sua morte, e ofereço as minhas mais sentidas condolências à família Smith”, declarou o filho de Alex Murdaugh em comunicado.

Os novos desenvolvimentos na investigação podem agora levar a que a família de Stephen Smith peça a exumação do corpo para que uma nova autópsia tenha lugar. Até ao momento a polícia não indiciou formalmente Buster ou Alex Murdaugh pelo crime. Em declarações aos jornalistas, a mãe do jovem disse esperar que se “faça justiça”.

O julgamento mediático de Alex Murdaugh que inspirou uma série da Netflix. Ex-advogado é acusado de matar a mulher e o filho