A Cáritas Portuguesa aprova as medidas anunciadas pelo Governo para responder ao aumento do custo de vida, mas enfatiza que apenas “vão diminuir a situação de emergência social” e não a pobreza no país.

“Estas medidas não vão contribuir para diminuir as situações de pobreza, vão diminuir a situação de emergência social em que vivemos”, disse à Lusa a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, assinalando que as medidas prometidas “vão eventualmente permitir” que algumas pessoas não entrem na pobreza e “diminuir a severidade das situações em que vivem as pessoas cada vez mais vulneráveis”.

O Governo anunciou esta sexta-feira a redução do imposto IVA dos bens alimentares essenciais, colocando a taxa em zero no cabaz de bens essenciais, um apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres e um complemento extraordinário de 15 euros por criança e jovem para os beneficiários do abono de família.

IVA zero num cabaz de bens alimentares “saudáveis” (ainda não conhecido) chega em abril, mês em que funcionários públicos vão ser aumentados

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A presidente da Cáritas Portuguesa, instituição ligada à Igreja Católica que apoia os mais pobres, “acolhe bem” as medidas, mas alerta para a necessidade de “um grande acompanhamento das medidas e da conjuntura” económica, bem como da “coerência entre as medidas e a conjuntura”.

“Há que acutelar que a descida da taxa do IVA, de facto, tem efeito no custo dos produtos, porque temos vindo a assistir a uma descida da taxa de inflação, por exemplo, sem nenhum reflexo nos bens essenciais, nomeadamente nos bens alimentares”, advertiu Rita Valadas, salientando o impacto positivo da medida, se for bem aplicada, no custo das refeições fornecidas nas cantinas escolares e universitárias, nas creches, nos centros de dia e nos lares das instituições de solidariedade social.

Segundo a Cáritas, trata-se de medidas que, em suma, vão “dar espaço às famílias para que possam conseguir gerir as suas dificuldades e vulnerabilidades”.

Inflação. Marcelo revela que medidas do Governo são “bem tomadas no momento adequado”

“Não se desista de ter uma ação mais pró-ativa em relação à estratégia de erradicação da pobreza”, apelou, no entanto, Rita Valadas, destacando a importância, por exemplo, de iniciativas de promoção do emprego.