Não era um país às costas, tinha à simbologia de ser um país a olhar por ele via ombro esquerdo. O MotoGP procura cada vez mais encontrar formas de inovar com o intuito de aumentar o seu número de seguidores e, enquanto não chega a grande novidade de 2023 que passa pelas corridas sprint aos sábados, havia sempre uma câmara com uma vista privilegiada que permitia ver de um ângulo pouco comum as prestações daquele que é um dos grandes focos do Grande Prémio de Portugal, Miguel Oliveira. Sim, havia sempre o duelo Pecco Bagnaia-Fabio Quartarato que promete animar de novo o Mundial ou os outsiders que tentam aproximar-se aos primeiros lugares como Enea Bastianini ou Aleix Espargaró. Ainda assim, e em Portimão, “domina” o português. E com expetativas altas, apesar do tempo modesto feito na primeira sessão de treinos livres.

A mudança de equipa, os mesmos sonhos e o regresso a Portimão: a nova vida de Miguel Oliveira no MotoGP

“Muitas pessoas me perguntam se vou conseguir repetir em Portimão aquilo que fiz em 2020 e tenho de admitir que isso é um pouco otimista. Seria fantástico, mas é difícil fazer algo mágico. Ainda assim, não descarto essa oportunidade e estou feliz por correr em casa. Claro que ainda temos algum trabalho para fazer, porque até agora não somos os mais fortes. De qualquer maneira, tudo pode acontecer. Quero chegar ao fim de semana, conhecer melhor a moto e preparar bem a corrida. Veremos o que acontece. Se estivermos numa posição em que conseguirmos lutar [pela vitória], lutaremos. Se não estivermos, não vou colocar muito peso em cima de mim. Vou tentar fazer o meu melhor e dar à equipa um bom resultado num fim de semana que espero que corra bem”, resumira o piloto da nova RNF Aprilia, que marcou presença na conferência de imprensa antes das sessões de treinos livres entre muitos elogios de companheiros e adversários.

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“Estou motivado, essa é a palavra principal. Venho de um ambiente diferente nos últimos quatro anos, mudei de cores, de moto e estou entusiasmado por muitas razões distintas. Posso pilotar a primeira etapa do Mundial no meu país, sendo o único português a fazê-lo, por isso, como devem imaginar, isso traz consigo algum peso. São tempos entusiasmantes e espero que o fim de semana possa ser bom. Divertir-me durante as corridas e o resultado será o que tiver de ser”, acrescentou Miguel Oliveira, que admitiu ter sido obrigado a mudar de forma ligeira a forma de correr na pista com a nova moto da RNF Aprilia: “Há coisas com as quais ainda não estou 100% confortável com a moto. Ainda não conheço bem a moto, mas em cinco dias [de testes] também era difícil. Vamos ficando a conhecer melhor durante os Grandes Prémios”.

A expetativa era grande, a primeira sessão de treinos livres acabou por trazer tudo “à terra” como seria de esperar: com Joan Mir a conseguir fixar-se no segundo posto e Maverick Viñales a rodar mais rápido do que o companheiro da Aprilia Aleix Espargaró, foi a Ducati que voltou a dar cartas com um surpreendente Álex Márquez a ser o melhor com 1.38,720 tendo por perto Luca Marini, Marco Bezzecchi e Johann Zarco. Um pouco mais atrás, Quartararo e Bagnaia ficaram no oitavo e novo lugares, sendo que Miguel Oliveira não foi além do 16.º tempo a mais de um segundo do piloto da Gresini. Todavia, era apenas uma primeira aposta. E, nas boxes da RNF Aprilia e em todas as outras, a aposta centrava-se na parte da tarde.

A segunda sessão de treinos livres sofreu uma interrupção ainda longa quando tinham decorrido menos de 15 minutos e o português tinha nessa fase o 11.º melhor tempo. Quando voltou a sair, regressou de uma forma quase imediata ao sentir algo numa travagem que não lhe agradou e que fez com que regressasse de imediato às boxes, saindo depois com a sua segunda moto. A Q2 estava apenas a uma posição de distância mas todos os tempos mostravam que o português teria de dar mais um salto para entrar no top 10, sendo que Marc Márquez saltou de forma provisória para a liderança relegando Oliveira para 12.º. À entrada do último quarto de hora, nova paragem mais longa com bandeira vermelha depois de uma sequência de quedas de Raúl Fernández, Miguel Oliveira e Pol Espargaró, com o espanhol da GasGas a ser mesmo retirado de helicóptero depois de ter sido assistido ainda em pista durante mais tempo do que inicialmente se pensava.

Todos os pilotos apostavam numa reentrada forte em pista, com Pecco Bagnaia a dar tudo para chegar ao primeiro lugar e destronar Jorge Martín do melhor tempo. Já Miguel Oliveira, apesar de ter melhorado os seus tempos em duas voltas lançadas consecutivas, não conseguiu melhor do que a 15.ª posição, falhando assim a Q2 naquela que é a prova de estreia na RNF Aprilia e descendo ainda até ao 19.º lugar quando estava nas boxes. Lá na frente, duas grandes surpresas que voaram por cima da concorrência da Ducati: Jack Miller, que na estreia pela KTM fez uma volta canhão para recorde (Brad Binder ficou em 18.º), e Maverick Viñales, mais uma vez à frente de Aleix Espagaró. Curiosidade? Bagnaia e Quartararo entraram diretos na Q2 mas Álex Márquez e Joan Mir, os dois melhores da parte da manhã, ficaram fora do top 10.