Uma forte tempestade, com pelo menos um grande tornado, terá feito pelo menos 26 mortos na zona do Mississippi, segundo a CNN. Uma pequena vila da região mais afetada, Rolling Fork, “desapareceu do mapa, por completo“, disse uma testemunha citada também pela CNN. As equipas de emergência dizem ainda que há dezenas de feridos e que quatro pessoas dadas como desaparecidas durante a noite foram encontradas mortas.

“Nunca vi uma coisa assim – isto era uma pequena vila e, agora, desapareceu do mapa”, afirmou Brandy Showah, habitante da região. Além de Rolling Fork, onde morreram pelo menos 13 pessoas, outra povoação, Silver City, também terá sofrido danos graves. Edifícios foram destruídos e infraestruturas foram danificadas, incluindo deixando milhares de pessoas sem eletricidade.

Além dos 24 mortos noticiados pelo The Washington Post, haverá também várias dezenas de feridos e pelo menos quatro desaparecidos. Estes números são oficiais e foram transmitidos pela Agência de Gestão de Emergências do Mississippi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Infelizmente, estes números devem ser atualizados nas próximas horas”, reconheceu a autoridade, que diz que só numa casa em Rolling Fork foram encontradas três pessoas mortas. É a terra-natal de Muddy Waters, conhecido artista jazz que morreu em 1983.

Imagens filmadas por drone mostram o nível de destruição causado pelo tornado.

Presidente dos EUA aprova declaração de catástrofe

O Presidente dos Estados Unidos aprovou a declaração oficial de catástrofe no estado do Mississsippi após a passagem devastadora de um tornado por vários condados que deixou pelo menos 25 mortos e consideráveis danos materiais.

A declaração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá facilitar a chegada de fundos federais aos quatro condados mais atingidos: Carroll, Humphreys, Monroe e Sharkey, de acordo com a Casa Branca.

Enquanto os serviços estatais de salvamento continuam a procurar pessoas que ainda possam estar presas nos escombros e a avaliar os danos, a região Centro-Oeste está a preparar-se para mais “super tempestades”.

Especificamente, as autoridades emitiram um aviso de nível 3 (numa escala de 5) para granizo, ventos fortes e tornados para várias partes do leste do estado do Luisiana, centro-sul do estado do Mississípi e centro-sul do estado do Alabama, de acordo com um comunicado do Centro de Previsão de Tempestades.

Estas “super tempestades” chegarão ao Alabama nas próximas horas e depois deslocar-se-ão para leste em direção às Carolinas, de acordo com o comunicado do centro, informou a CNN.

A aproximação do tornado foi registada, em tempo real, por um meteorologista, Matt Laubhan, que disse uma oração em direto quando se apercebeu da intensidade do fenómeno natural.