O Belenenses conquistou neste domingo a Taça Ibérica de râguebi, pela primeira vez no seu historial, após vencer o Santboiana, na Catalunha, por 45-15, resultado que faz justiça à enorme superioridade dos portugueses no encontro.

Os campeões nacionais juntaram, assim, o título ibérico à Taça de Portugal e à Supertaça, passando a deter todos os troféus em disputa, e celebraram o seu primeiro troféu internacional, após as derrotas nas três finais disputadas anteriormente, em 2003/04, 2018/19 e 2020/21.

Os espanhóis ainda estiveram a vencer por 10-3, com um ensaio ‘fortuito’ de Pau Anguita (18 minutos), mas o Belenenses aproveitou da melhor forma a indisciplina dos catalães e, em cerca de 20 minutos em superioridade numérica, devido a dois cartões amarelos para o Santboiana, chegou ao intervalo a vencer por 15-10.

Após os toques de meta de Salvador da Cunha (27) e Miguel Nunes (37), no primeiro tempo, a segunda parte foi de sentido único, com os portugueses totalmente instalados no meio campo espanhol, impulsionados por um ensaio de André da Cunha (41) logo no primeiro lance.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Manuel Pinto (15 pontos em três penalidades e três transformações), com duas penalidades certeiras (53, 61) colocou o marcador em 10-26, a salvo de quaisquer contratempos, e o Belenenses ganhou a tranquilidade necessária para ‘passear’ a sua superioridade até ao final do encontro.

Ensaios de Pedro Lucas (63), Manuel Worm (70) e José Galamba (77) fizeram o Belenenses ‘disparar’ no marcador e nem o toque de meta de Hugo Pichot (80+1), tão fortuito como o primeiro dos espanhóis, beliscou um triunfo dos lisboetas que só pecou por escasso.

Com a sua primeira Taça Ibérica, o Belenenses sucede na lista de vencedores portugueses ao Direito, último clube nacional a conquistar o troféu, em 2015/16.

Ainda assim, os clubes espanhóis continuam em vantagem com 26 títulos conquistados contra 17 dos portugueses, repartidos por Benfica (quatro), Direito (quatro), CDUL (três), Cascais (três), Académica (um), Agronomia (um) e Belenenses (um).