Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos distribuiu este sábado 40 bolsas de estudo a alunos lusodescendentes e reconheceu cinco personalidades da comunidade portuguesa no Canadá, disse à agência Lusa uma fonte da organização.

“Este é o nosso 40.º aniversário deste evento, um grande marco. Fomos a primeira associação portuguesa a organizar bolsas de estudo no Ontário e já angariamos cerca de 1,5 milhões de dólares nesta ferramenta importante para os estudantes”, afirmou Philip Arruda, presidente interino da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos.

A FPCBP, como é conhecida a associação, organizou este sábado, em Brampton, no Pearson Convention Centre, a sua 40.º Gala Anual de Entrega de Bolsas de Estudo e de Prémios de Excelência.

O dirigente espera que este evento possa inspirar os jovens estudantes na sua “carreira profissional”.

A oradora convidada, Cidália Faria, a primeira juíza de origem açoriana no Canadá, enviou uma mensagem especial dirigida aos estudantes lusodescendentes.

“Sê verdadeiro para ti próprio, trabalha o mais árduo possível para sonhares o mais alto que já alguma o fizestes, se o fizeres, vais alcançá-lo”, declarou.

Apontada em 2020 para o Tribunal de Justiça do Ontário, a lusodescendente revelou: a inspiração “está dentro de todos nós”.

“É o que sonhas, a tua paixão, se trabalhares arduamente para atingires objetivos, desenvolveres as tuas capacidades, serás inspirado pelos outros, mas também por ti próprio”, destacou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Tânia Angeira, aluna da Ontario Tech University, as bolsas de estudo são uma ferramenta “muito importante”, na sua situação, como estudante de enfermagem e “vão ajudá-la a progredir na carreira profissional”.

“Tenho estado a trabalhar num hospital desde a pandemia, já vi um pouco de tudo o que a COVID-19 fez ao sistema de saúde. Inspirou-me bastante em continuar os estudos nesta área. A bolsa de estudo vai-me ajudar a finalizar um mestrado em enfermagem e espero ensinar futuras enfermeiras”, justificou.

Quanto a Jacob Melo Valinho, que viajou de Vancouver, no oeste do Canadá, para a Gala, esta ferramenta vai ajudá-lo a “prosseguir a carreira”, a estudar “Negócios na Universidade da Colúmbia Britânica”.

“É um excelente recurso para ajudar-me na universidade no Canadá, porque é muito dispendioso estudar no ensino superior neste país”, lamentou.

Foram reconhecidas ainda algumas personalidades da comunidade, como o consultor de investimentos de um banco canadiano Daniel Correia, a receber o Prémio de Excelência Empresarial.

A médica de família Susana Bragança Rodrigues recebeu o Prémio de Excelência Profissional, enquanto o neurocientista Daniel Almeida foi reconhecido com o Prémio Nova Geração.

O galardão Humanitário foi entregue a Maria de Fátima Esteves e Anabela Taborda foi agraciada com o Prémio de Comprometimento Cívico.