A loucura expressa-se em cenários nunca antes imaginados por alguém. Como exemplo, 92.522 pessoas no Camp Nou gritaram o ‘siiiii‘ de Cristiano Ronaldo. O caminho até ao episódio inesperado foi desbravado por Piqué que com a Kings League e o desafio que lançou ao futebol tal como o conhecemos encheu o estádio do Barcelona de fãs da competição. Mas porque imitaram os adeptos o festejo do português que se destacou no Real Madrid? Os streamers que presidem as equipas criam um ambiente em que tudo é possível. Antes de começarem os jogos da Final Four da Kings League, a figura do mundo da Internet e assumido adepto madridista, DjMariio (presidente dos Ultimate Móstoles), entrou num concurso de penáltis amigável com os adversários. Quando marcou, fez a comemoração de Cristiano Ronaldo e os adeptos também participaram nos festejos. Estava longe de ser o único momento inusitado num Camp Nou que também chamou por Messi numa altura em que se fala de possível regresso do Argentino ao Barcelona.

Futebol com cartas e contornos de reality show: a Kings League de Piqué é um sucesso e ameaça audiências da La Liga

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Piqué, um dos criadores da Kings League, no início da competição, chegou à Cupra Arena – local onde se realizaram as fases preliminares da prova –, num Renault Twingo em resposta à música que Shakira lançou após o término da relação entre os dois. Desta vez, o antigo defesa central aterrou de helicóptero no Camp Nou, carregando o troféu que foi entregue ao vencedor. Do mesmo modo, a chegada das equipas  também teve contornos caóticos, com o autocarro a passar por centenas de pessoas em êxtase.

Aniquiladores FC, Los Troncos FC, El Barrio e Saiyans FC foram as equipas que participaram na Final Four. Depois de duas meias-finais equilibradas, uma delas decidida com recurso aos penáltis que são a imagem de marca da Kings League, El Barrio venceu o Aniquiladores FC por 3-0 e ficou com a taça. Antes de a bola rolar, os artistas espanhóis Skone, Chuty, Gazir e Bnet e os argentinos Lali e Tiago PZK animaram os adeptos.

As audiências e a internacionalização

O futebol com cartas e inovador em relação às regras que norteiam o modelo tradicional do desporto causou estranheza aos mais conservadores. Numa entrevista concedida à RAC1 antes da Final Four, Piqué explicou a filosofia que adotou na criação da Kings League. “Todos os desportos têm que fazer entretenimento. As novas gerações querem mudanças, não querem jogos de 90 minutos. Querem coisas muito mais curtas e muito mais excitantes”.

O modelo sitcom da Kings League tem sido um sucesso. 92.522 em Camp Nou é um registo que a La Liga está longe de alcançar com regularidade. Apenas um jogo do Campeonato Espanhol, o Barcelona-Real Madrid (95.745), teve mais público do que a Final Four da competição de Piqué. A segunda partida com mais público, o Barcelona-Valencia, ficou-se pelos 89.664. Se olharmos aos números que, em termos médios, os clubes da La Liga conseguem, a melhor equipa neste parâmetro, o Barcelona, regista 86.479 pessoas por jogo, sendo que a segunda melhor, o Atl. Madrid não passa dos 55.491.

A nível de transmissões, realizadas através das plataformas online, a Final Four da Kings League atingiu os 2.16 milhões de pessoas de audiência máxima e os 1.38 milhões de audiência média, de acordo com a TVTOP, plataforma que reúne dados estatísticos sobre programas de streaming. Números recorde que bateram a jornada oito da competição, quando Ronaldinho participou na prova. “Os jogos da La Liga podem ter uma audiência de 150.000 pessoas. Sem querer comparar, os números estão aí. Um jogo da NBA tem uma audiência de dois milhões”, salientou Piqué na entrevista à RAC1.

Ronaldinho jogou na Kings League com 42 anos mas final não correu bem: “Eu não vou correr, estás louco?”

“Existe um plano a longo prazo que é uma expansão a partir de 2024 para vários países e depois há uma competição mundial no final do ano em que iriam os melhores de cada país. Uma competição parecida com a Liga dos Campeões”, revelou ao jornal a Marca. Depois de Ronaldinho ter sido anunciado como o primeiro presidente de uma equipa no Brasil, a Kings League demonstra continuar interessada em chegar ao país da América do Sul. Este domingo, também foi divulgado que Neymar vai ter uma equipa na edição brasileira da competição. No anúncio, feito através de um vídeo encenado, o internacional brasileiro rapta Piqué e lhe exige uma equipa como resgate.