A instituição federal norte-americana Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) autorizou a venda do banco Silicon Valley Bank (SVB), em sérias dificuldades, ao First-Citizens Bank & Trust, com sede na Carolina do Norte.

A operação envolve a venda de todos os depósitos do SVB, disse esta segunda-feira a FDIC em comunicado. A FDIC é uma entidade reguladora do Governo Federal dos Estados Unidos que fornece seguros de depósitos a bancos comerciais.

Colapso do Silicon Valley Bank pode ser “Lehman de 2023”? Situação não deve ser “desvalorizada”, avisam analistas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta instituição federal foi criada em 1933, durante a Grande Depressão, para restaurar a confiança no sistema bancário dos Estados Unidos.

O colapso do Silicon Valley Bank abalou o sistema financeiro norte-americano tendo levado a FDIC e outras entidades reguladoras a agir no sentido de proteger os depositantes e evitar perturbação financeira.

Da exposição limitada à relevante em Portugal ao SVB, fica a questão: quem vai substituir o banco das startups?

A situação do banco, com sede em Santa Clara, Califórnia, começou a registar graves problemas no passado dia 10 de março, altura em que os depositantes começaram a levantar o dinheiro, sobretudo poupanças mas também investimentos.

Trata-se do segundo maior colapso bancário da História dos Estados Unidos. A falência do banco suscitou preocupações quanto à solidez do setor bancário nos EUA e na Europa.