Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

“Muito humildade, totalmente focado e com os pés assentes na terra”. Foi com estas palavras que o britânico Bear Grylls, conhecido pelas séries de sobrevivência, descreveu o Presidente ucraniano, que teve a oportunidade de conhecer durante a gravação de um documentário na Ucrânia.

“Bear Grylls Meets President Zelenskyy” é o novo documentário do Channel 4 britânico e estreou no sábado passado, 25 de março. O apresentador, habituado aos cenários de risco, admitiu que este foi “o programa mais difícil que já filmou”, acrescentando que permitiu mostrar um lado “nunca antes visto” do chefe de Estado ucraniano.

Em entrevista ao Good Morning Britain, Grylls disse que o objetivo era “conhecer o verdadeiro homem por trás do podium” e mostrar como os ucranianos estão a sobreviver à invasão russa, que se prolonga há mais de um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Todos os que conheci na Ucrânia (…) diziam: ‘O que pensava antes é irrelevante, se gostava dele ou não. Todo o país está unido e estamos todos com ele'”, afirmou Grylls, citado pelo jornal The Telegraph.

Durante os encontros, o apresentador e o líder ucraniano discutiram vários temas, incluindo a violência sexual perpetrada pelas forças russas e a deportação forçada de crianças para a Rússia ou territórios sob ocupação. Também houve espaço para temáticas mais pessoais, com Zelensky a abordar a relação com o filho mais novo, de nove anos. “[Ele diz:] ‘Eu sou forte, estou bem, faz o teu trabalho’. Mas neste momento vês lágrimas nos olhos”.

Vê os filhos de 10 em 10 dias, garante que não perdeu o sentido de humor e chama “zé-ninguém” a Putin: as revelações de Zelensky

As gravações também foram palco de um momento inusitado. O apresentador já partilhou comida com alguns líderes mundiais – chegou a dividir um salmão com o ex-presidente norte-americano Barak Obama num episódio do programa Man vs. Wild – e usou a mesma técnica como um “quebra-gelo” durante um encontro com o Presidente Zelensky.

Desta vez a tática saiu ao lado quando ofereceu ao líder ucraniano um chocolate Cadbury. A oferta lançou alarmes entre os membros da equipa de segurança de Zelensky, que se viu obrigado a recusar.