Na noite de terça para quarta-feira, o céu estrelado mostrou um “desfile planetário”, um fenómeno onde vários planetas do Sistema Solar se alinham. Se não reparou, não se preocupe, ainda é possível vê-los durante os próximos dias.

Mercúrio, Júpiter, Vénus, Úrano e Marte alinharam-se, por um breve momento depois do pôr do sol, junto da lua em quarto crescente. Embora a melhor altura para ver o alinhamento dos planetas tenha sido na noite passada, a maioria dos astros permanecerá visível durante as próximas duas semanas.

Júpiter, Vénus e Marte serão os planetas mais facilmente identificáveis nos próximos dias. No caso de Marte, será o planeta mais próximo da lua, e emitirá um brilho mais avermelhado. Já para ver Mercúrio e Urano, segundo o The Guardian, será melhor recorrer a um par de binóculos. O primeiro planeta a contar do sol e o maior gigante gasoso desaparecerão rapidamente no horizonte cerca de meia hora depois do pôr do sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O fenómeno, conhecido por desfile planetário, acontece apenas quando os planetas do Sistema Solar se encontram todos a orbitar o mesmo lado do Sol que o planeta Terra. Embora com uma composição diferente, um próximo desfile planetário de cinco planetas acontecerá a 17 de junho. Em vez de Urano, segundo a Starwalk, será Neptuno a alinhar-se com os outro quatro planetas.

Pode ver-se muito do Sistema Solar numa única noite”, afirmou o astrónomo da Universidade da Califórnia, Rory Bentley.

Consoante o número de astros do Sistema Solar que se alinhem ao mesmo tempo, os desfiles planetários podem ser classificados em quatro grupos: mini alinhamento planetário caso seja composto por três planetas; pequeno alinhamento planetário caso tenha 4 astros, grande alinhamento planetário, com cinco ou seis planetas; por último um alinhamento planetário completo, caso todos os planetas do Sistema Solar se alinhem, incluindo, por vezes, Plutão.  O próximo alinhamento completo ocorrerá apenas a 19 de maio de 2161, com os astros a distarem 69 graus uns dos outros.