A avalanche que acertou em cheio na Juventus no passado mês de janeiro continua a provocar gigantescas bolas de neve — e, no mais recente capítulo, a construir consequências para outros clubes. Agora, depois de uma decisão tomada pela FIFA, o Tottenham pode ficar sem diretor desportivo na sequência das irregularidades financeiras em transferências de jogadores que retiraram 15 pontos na Serie A aos italianos.

Tudo porque Fabio Paratici, atual diretor desportivo do Tottenham, era diretor desportivo da Juventus no período temporal em que decorreram as irregularidades de que o clube italiano foi acusado. Em janeiro, quando surgiram as primeiras penalizações a antigos e atuais funcionários da Juventus, Paratici foi sujeito a uma suspensão de 30 meses — que, nesse momento, só se aplicava ao futebol italiano.

Juventus perde 15 pontos no campeonato por irregularidades financeiras em transferências

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, porém, a FIFA revelou que decidiu dar seguimento a um pedido da Federação Italiana de Futebol e alargar todas as sanções a uma extensão global. Ou seja, Fabio Paratici está impedido de desempenhar qualquer função ligada ao futebol em qualquer país do mundo durante dois anos e meio, sensivelmente até junho de 2025 — algo que o deixa na porta de saída do Tottenham, onde chegou em junho de 2021.

A eventual saída de Fabio Paratici surge numa altura em que o Tottenham está ativamente à procura de um treinador, depois da saída de Antonio Conte por mútuo acordo nos últimos dias. Aliás, a ideia de que o diretor desportivo também poderia estar prestes a deixar os spurs já tinha circulado ao longo da semana: isto porque o nome de Paratici, de 50 anos, não aparecia no comunicado oficial que confirmava a saída do técnico. Esta terça-feira, numa clara tentativa de dispersar rumores e afastar teorias, o italiano deu uma entrevista aos meios oficiais do clube.

Dos lucros fictícios ao maior prejuízo da história do clube: o esquema que fez a Juventus perder 15 pontos na secretaria

“Não falamos sobre outros treinadores e não seguimos a especulação da comunicação social porque é só mesmo isso, especulação. Estamos concentrados. Estamos concentrados em ajudar a equipa técnica e os jogadores”, atirou o diretor desportivo, numa conversa em que abordava o facto de estar a viver um período particularmente difícil a nível pessoal devido às mortes recentes de Gian Piero Ventrone e Gianluca Vialli, dois amigos próximos, e a uma cirurgia a que teve de ser submetido em fevereiro.

Seja como for, e a confirmar-se a saída de Fabio Paratici, o Tottenham pode ficar desprovido de treinador e diretor desportivo numa fase crucial da temporada em que vai procurar garantir o apuramento direto para a Liga dos Campeões da próxima época. Adicionalmente, os spurs perdem um elemento fulcral para um dos dossiês mais importantes do universo do clube: a renovação de Harry Kane, cujo contrato termina em junho de 2024.

Conte colocou-se a jeito, Daniel Levy fez-lhe a vontade: Tottenham troca de treinador durante a época pela quarta vez seguida