Seis membros do Conselho Económico da paróquia dos Milagres, no concelho de Leiria, vão participar ao Ministério Público o caso de um padre que, segundo alegam, estará a receber mais 320 euros de ordenado que os 1.030 euros estipulados pela diocese de Leiria-Fátima, conta esta sexta-feira o Jornal de Notícias (JN).

Sérgio Duro, secretário do Conselho Económico, explicou ao JN que o salário de Jacinto Gonçalves é pago a meias pela paróquia dos Milagres e pela da Bidoeira. Mas, em vez de pagar 515 euros — valor equivalente a metade do ordenado tabelado —, cada paróquia está a pagar 675 euros mensais.

Além disso, os seis elementos do Conselho Económico da paróquia também afirmam que a paróquia tem pago indevidamente algumas despesas da residência de Jacinto Gonçalves — nomeadamente água, luz, aquecimento e televisão, enumera o JN.

O assunto já terá sido apresentado ao bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que dissolveu o Conselho Económico e destituiu os seis membros por “quebra de confiança”, conta o JN. Mas os responsáveis vão recorrer da decisão, suspendendo a dissolução e a constituição, pelo padre, de uma nova equipa.

Ao Jornal de Notícias, o padre Jacinto Gonçalves afirma que está de “consciência tranquila”: “O senhor bispo ouviu as partes e tomou uma decisão. Se optou pelo afastamento, é porque alguma coisa encontrou”. A diocese considera “não haver a necessária confiança e entendimento para bom funcionamento” do Conselho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR