Estamos em modo tempo montanha-russa. Tão depressa as temperaturas sobem para valores de junho, como voltam aos normais de março e abril. Vai ser assim este fim de semana, mais fresco e até com alguma chuva no Norte e Centro. Mas logo depois os termómetros sobem a pique até quinta-feira, podendo ultrapassar mesmo os 30ºC. Para voltarem a baixar exatamente na sexta-feira Santa e no sábado e domingo de Páscoa, onde até pode chover e vai ficar de novo mais fresco. É apertar os cintos, neste caso os dos casacos ou gabardinas.

A tempestade Mathis, que está agora a sul das ilhas britânicas, não nos vai afetar diretamente, mas (e há sempre um mas nestas coisas), os seus restos sim. Meteorologicamente falando, a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão a que os franceses chamaram Mathis, começou a atravessar Portugal logo na quinta-feira à noite, causando chuva fraca nas regiões Norte e Centro e também um aumento da agitação marítima (há alertas, é ver o mapa do IPMA), desaconselhando os passeios à beira mar. Esta chuvinha aborrecida vai manter-se até ao início de domingo acima do Tejo. Já a Sul, embora não deva chover, o céu deve manter-se nublado e será difícil ver o sol. Por todo o país haverá uma queda nas temperaturas máximas e as noites também vão ficar bem mais frias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após estes dias com uns pingos de chuva e muitas nuvens, muda tudo. E o calor volta em força. A culpa é de uma região anticiclónica que se estenderá desde a Escandinávia até aos Açores, que formará uma espécie de um muro, bloqueando a passagem de sistemas frontais que tragam chuva ou frio.

O resultado disso é que estão previstos entre 26ºC a 27ºC para Lisboa entre terça e quinta-feira, Santarém vai andar entre os 28ºC e os 30ºC, Évora e Beja também vão bater nos 28ºC, Braga pode chegar aos 24ºC, a mesma temperatura prevista para o Algarve. Em resumo, são esperados valores de temperatura máxima entre 20 e 24 °C no litoral e interior Norte e Centro e entre 24 e 30°C no interior da região Sul. Muito acima do normal para esta época do ano, como aliás já aconteceu na semana passada, não só em Portugal, como também em Espanha e no Sul de França, onde se passaram os 30ºC.

As amplitudes térmicas manter-se-ão muito altas, já que as noites continuarão frias, entre 3 e 7°C no interior Norte e Centro e entre 8 e 13°C no resto do país. Em Santarém, por exemplo, vão estar 11ºC à noite e 30ºC durante o dia, uma variação de 19ºC, daquelas que as constipações adoram.

Só que depois, com o aproximar da Páscoa, a partir de quinta, dia 5, prevê-se a formação de uma região depressionária entre arquipélago da Madeira e o norte de África que deverá influenciar o estado do tempo no continente no final da semana. É mais uma volta na montanha russa, com uma descida que deverá andar entre os 3 e 4ºC. E do verão voltamos outra vez à primavera, com máximas de 24ºC nas cidades mais quentes e 19ºC nas mais frescas, podendo mesmo voltar a chuva, desta vez a Sul (para compensar).