O Concurso Estimulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual arranca esta terça-feira e prevê a contratação por seis anos de 400 investigadores doutorados, anunciou o Governo.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o período de submissão de candidaturas à 6.ª edição daquele concurso anual que “prevê a contratação de mais 400 investigadores doutorados”, avança o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O CEEC Individual financia contratos de seis anos para investigadores doutorados que desenvolvam investigação científica ou atividades de desenvolvimento tecnológico nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, acrescenta a tutela.

Reitores concordam com vagas mas pedem ensino superior nas periferias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas cinco edições do CEEC Individual, a FCT atribuiu 1.900 contratos a investigadores doutorados, número que agora deverá subir para os 2.300 após a conclusão deste novo concurso.

Nesta edição são atribuídos contratos em três categorias: Investigação Júnior, para doutorados há cinco anos ou menos e com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata; Investigador auxiliar, para doutorados há mais de cinco anos e menos de 12 anos e com currículo relevante na área científica a que se candidatam e finalmente para Investigador principal.

O investigador principal tem de ser doutorado há mais de 12 anos, ter um currículo relevante na área científica a que se candidata e demonstrar alguma independência científica nos últimos três anos, segundo o MCTES.

Inscrição nas provas e exames para acesso ao ensino superior começa esta terça-feira

Para a tutela, este concurso permitirá continuar a combater regimes precários de contratação de investigadores e garantir a sua estabilidade laboral.

O período de candidatura é de um mês, terminando a 3 de maio.