Ainda que cada vez mais raros, devido aos mais eficientes sistemas de segurança implementados na via-férrea, os acidentes em que um comboio embate num veículo ou mesmo um camião são sempre destrutivos para estes últimos. A massa dos comboios e das dezenas de carruagens que puxam, esmaga e arrasta tudo o que lhes apareça pela frente. Para evitar as sempre lamentáveis perdas de vidas e a destruição de bens, a Ford patenteou um sistema que minimiza as hipóteses da ocorrência de uma colisão.

Para que o sistema da Ford funcione, será necessário a instalação de sensores nas linhas, o que coloca desde logo uma limitação importante ao sistema. Mas se o funcionamento for tão promissor quanto anunciado, não será difícil convencer os diferentes países e respectivas infraestruturas férreas a investir para salvar vidas, tanto mais que os sensores nos carris para detectarem a aproximação do comboio não parecem complexos nem dispendiosos.

Da patente da Ford, além dos sensores nos carris, faz igualmente parte um equipamento que monitoriza a informação prestada pelos sensores na via, informando assim o condutor que um comboio se aproxima. O sistema do construtor norte-americano é ainda capaz de determinar – e informar quem vai ao volante – se o comboio que se aproxima da passagem de nível vai parar, mudar de linha ou até inverter a marcha.

Para o fabricante, o sistema de detecção de comboios serve os actuais automobilistas, de carne e osso, reduzindo os riscos e os potenciais acidentes, mas será imprescindível quando os veículos autónomos entregarem a condução a um computador, que necessitará de toda a ajuda para se aperceber dos riscos que tem pela frente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR